in , , ,

Depois do Emo chegou a vez do Nu Metal? Vocalista do Papa Roach comenta revival do estilo

KORN, Linkin Park, Evanescence e Limp Bizkit são algumas das bandas mais famosas do estilo

Foto: Getty Images

Não tem jeito, estamos na era dos nostálgicos! Depois de o Emo reconquistar seu espaço e conseguir novos adeptos, agora é a vez do Nu Metal ter seu momento. O estilo que juntou nomes como KORN, Linkin Park, Evanescence, Limp Bizkit, Deftones e Papa Roach começa a ressurgir e gerar interesse do público fora da bolha. Falando em Papa Roach, Jacoby Shaddix levantou algumas possibilidades para esse movimento que está acontecendo e citou o Bring Me The Horizon como um dos grupos de destaque atualmente.

“A nostalgia é uma coisa tão poderosa, e é tão legal ver que essa era [nu metal] está voltando. E parte disso é porque, você sabe, a época. E a outra parte é essa nova geração de bandas que foram crianças que estavam ouvindo bandas como Papa Roach ou KORN ou Deftones ou Limp Bizkit ou LINKIN PARK, essas eram as bandas que eles estavam ouvindo, então esse som meio que os influenciou. E agora em bandas como Of Mice & Men ou Bring Me The Horizon, você pode ouvir elementos de nu metal naquela música. E isso é muito louco”, declarou o vocalista e criador do Papa Roach, com transcrição da Blabbermouth.

Sobre ser questionado como o Papa Roach conseguiu superar a fase do Nu Metal e continuar na ativa até hoje, Jacob refletiu que foi não permanecer preso em rótulos, até porque no início da carreira o grupo tinha uma “vibe Chili Peppers com Mr. Bungle“.

“Ah, sim. Para nós, desde o começo, de onde começamos, éramos mais como uma banda de funk-punk quando começamos – mais como [Red Hot] Chili Peppers encontra … eu nem sei; apenas algumas merdas excêntricas. Chili Peppers encontra Mr. Bungle. E então entramos em um estilo mais pesado e metal. E foi aí que comecei a fazer rap, e foi quando começamos a fazer isso — nos tornamos uma banda de nu metal.

E então para nós, depois disso, descobrimos o rock clássico, e isso foi uma grande evolução para nós. Eu estava ouvindo Queen. Sempre fui fã do Led Zeppelin, The Who, Supertramp — todos esses grupos clássicos. The Clash também. E estávamos descobrindo coisas antigas, e isso influenciou nossa banda novamente. Então tínhamos solos de guitarra em nossa música e nosso guitarrista deixou o cabelo crescer, e éramos como uma banda de rock. E fizemos uma turnê com o Mötley Crüe

E então eu me apaixonei pela música hip-hop novamente e, realmente, quebramos todas as paredes novamente e meio que fechamos o círculo em certo sentido. Algumas das músicas modernas que estamos fazendo agora têm elementos da velha escola, mas elementos da nova escola. Nós amamos uma ampla gama de músicas”, explicou Jacoby Shaddix.

Nu Metal
Algumas das bandas de rock mais conhecidas fazem parte do movimento, que teve seu auge de 1994 a 2004, ou conseguiram espaço pela similaridade sonora. O KORN é o grupo que abriu portas para o estilo figurar no mainstream e ainda foi responsável por apresentar o Limp Bizkit. Outras bandas que também se destacaram e foram alçadas ao sucesso em nível mundial são Linkin Park e Evanescence.

O Nu Metal é uma fusão musical que reúne heavy metal, hip hop, punk, música industrial e música eletrônica, entre outros. Alguns nomes que inspiraram o movimento são Faith No More, Red Hot Chili Peppers, Jane’s Addiction, Tool, Staind, Alice in Chains, Rage Against the Machine, Pantera, Fear Factory, Sepultura e Drowning Pool.

(Por Bruna Cora – interina)