O clipe da música “Photograph” da banda canadense Nickelback, lançada em 2005 no álbum All the Right Reasons, voltou a ser pauta em 2020. É que, o Google aproveitou o momento de memes (entenda abaixo) da canção para emplacar uma paródia divulgando a sua ferramenta de fotos, o Google Fotos.
O anúncio começa com Chad Kroeger, vocalista da banda, recriando a parte em que ele segura uma moldura de foto (desta vez é um smartphone) com um instantâneo dele e do produtor da banda Joey Moi. Kroeger passa o tempo percorrendo seu arquivo de fotos, perguntando-se, na letra nova, por que ele tirou tantas fotos de sobremesas e comparando seus famoso cabelo encaracolado ou de uma tigela de macarrão lamen.
A paródia ganhou a internet e já registra mais de 200 mil visualizações no YouTube. Tem fã comentando que não vai mais conseguir cantar a música correta novamente, e elogiando a forma como conseguiram recriar a letra mantendo o mesmo tom. Bateu a curiosidade? Assista aqui:
Entenda a piada…
Em maio deste ano, um perfil americano criou uma paródia em que a foto de Chad Kroeger era substituída por um gráfico de casos do Covid 19. Na publicação, era cantado “Look at this graph”, em português, “Olhe para esse gráfico”, ao invés de dizer a letra original “Look at this photograph”, em tradução, “Olhe para essa fotografia”.
Outro fato que ganhou visibilidade nessa onda de memes foi quando, durante a campanha presidencial deste ano, Donald Trump usou o mesmo trecho para zombar do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No Twitter, Trump compartilhou um vídeo com a música “Photograph” e colocou a foto de Joe com seu filho jogando golfe ao lado de um executivo ucraniano. O vídeo foi tirado do ar pelo Twitter, que, agora, exibe um aviso de que a mídia foi removida por violação de direitos autorais.
Tendência – Músicas de Catálogo
Ao longo de 2020, o retorno da popularidade de antigos sucessos, também chamados de “músicas de catálogo” por estarem vinculadas à história do artista e álbuns mais antigos, deve-se, sobretudo, ao crescimento do TikTok. O modelo do algoritmo de plataforma, que possui uma característica de atemporalidade, pode fazer com que uma música torne-se um hit, sem necessariamente ter sido lançada recentemente, sendo um case importante não apenas para os artistas, mas para marcas e novos negócios.
Confira algumas das músicas que estão em alta na plataforma abaixo: