in

‘Depois de avaliar mais de 19 mil inscrições, temos o prazer de compartilhar os indicados para a 24ª edição do Grammy Latino’, disse Manuel Abud

Este ano três categorias foram acrescentados ao Processo de Premiação do Grammy Latino: Compositor do Ano, Melhor Canção Cantor Compositor e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa

Manuel Abud, CEO da A Academia Latina de Gravação. Foto: Divulgação.

A Academia Latina da Gravação anunciou os indicados para a 24.a Entrega Anual do Grammy Latino, a proeminente distinção internacional que celebra a excelência da música latina e o único prêmio concedido entre profissionais da indústria da música.  

A votação durante o processo de premiação é realizada por criadores de música que são membros de A Academia Latina da Gravação, representando os gêneros e campos criativos, incluindo artistas, compositores, produtores, engenheiros de gravação e mixagem. Para conferir a lista completa dos indicados em todas as 56 categorias, acesse aqui.

Estatueta do Grammy Latino. Foto: Frederick M. Brown/Getty Image

A categoria Canção do Ano este ano apresenta um grupo excepcional de criadores e artistas que refletem a diversidade da música latina e sua grande influência cultural em todo o mundo.

Além disso, este ano, um novo campo e três categorias foram acrescentados ao Processo de Premiação do Grammy Latino: Compositor do Ano, Melhor Canção Cantor Compositor e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. 

O primeiro grupo de indicados para a categoria Compositor do Ano inclui criadores que trabalham em uma variedade de gêneros: Édgar Barrera, Kevyn Mauricio Cruz, Felipe González Abad, Manuel Lorente Freire, Horacio Palencia e Elena Rose.

“Depois de avaliar mais de 19 mil inscrições, temos o prazer de compartilhar os indicados para a vigésima quarta edição do Grammy Latino”, disse Manuel Abud, CEO de A Academia Latina da Gravação. “Este grupo de criadores reflete a excelência musical e a riqueza da música latina, e estou ansioso para celebrá-los durante a Semana do Grammy Latino em Sevilha, que será realmente um momento histórico para nossa organização.”

Manuel Abud, CEO de A Academia Latina da Gravação
Manuel Abud, CEO de A Academia Latina da Gravação. Foto: Divulgação

Os indicados para a 24.a Entrega Anual do Grammy Latino foram selecionados em 56 categorias, e refletem uma variedade de artistas que lançaram gravações durante o período de elegibilidade (1º de junho de 2022 a 31 de maio de 2023). Todas as músicas consideradas para indicações devem ser novas e ter um percentual mínimo de letra (51%) em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo.

A rodada final de votação para determinar os ganhadores do Grammy Latino começará em 29 de setembro de 2023. A 24.ª Entrega Anual da premiação será realizada na quinta-feira, 16 de novembro de 2023, no Centro de Conferências e Exposições (FIBES), em Sevilha, Espanha. A transmissão será feita pela Univision, nos Estados Unidos, e pela Radio Televisión Española, na Espanha. Outros parceiros internacionais de transmissão serão anunciados em breve.

A transmissão será precedida pela cerimônia A Premiere do Grammy Latino, onde os vencedores da maioria das categorias serão anunciados. 

Confira a lista de indicados em algumas das Categorias Gerais:

Gravação do Ano

“No es que te extrañe” – Christina Aguilera

“Carretera y manta” – Pablo Alborán

“Déjame llorarte” – Paula Arenas com Jesús Navarro

“Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53” – Bizarrap com Shakira

“Si tú me quieres” – Fonseca & Juan Luis Guerra

“Mientras me curo del cora” – Karol G

“De todas las flores” – Natalia Lafourcade

“Ojos marrones” – Lasso

“La fórmula” – Maluma & Marc Anthony

“Despechá” – Rosalía

“Correcaminos” – Alejandro Sanz com Danny Ocean

 

Álbum do Ano

La cu4rta hoja – Pablo Alborán

A ciegas – Paula Arenas

De adentro pa afuera – Camilo

Décimo cuarto – Andrés Cepeda

Vida cotidiana – Juanes

Mañana será bonito – Karol G

De todas las flores – Natalia Lafourcade

Play – Ricky Martín

Eadda9223 – Fito Páez

Escalona nunca se había grabado así – Carlos Vives

Canção do Ano

“Acróstico” – Kevyn Mauricio Cruz Moreno, L.E.X.U.Z, Luis Fernando Ochoa & Shakira, compositores (Shakira)

“Amigos” – Pablo Alborán & María Becerra, compositores (Pablo Alborán com María Becerra)

“De todas las flores” – Natalia Lafourcade, compositora (Natalia Lafourcade)

“Ella baila sola” – Pedro Julian Tovar Oceguera, compositor (Eslabon Armado, Peso Pluma)

“NASA” – Édgar Barrera, Camilo & Alejandro Sanz, compositores (Camilo & Alejandro Sanz)

“Ojos marrones” – Luis Jiménez, Lasso & Agustín Zubillaga, compositores (Lasso)

“Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53” – Santiago Alvarado, Bizarrap, Kevyn Mauricio Cruz & Shakira, compositores (Bizarrap com Shakira)

“Si tú me quieres” – Fonseca, Yadam González & Yoel Henríquez, compositores (Fonseca & Juan Luis Guerra)

“Tqg” – Kevyn Mauricio Cruz, Karol G, Ovy On The Drums & Shakira, compositores (Karol G com Shakira)

“Un x100to” – Bad Bunny, Édgar Barrera, Marco Daniel Borrero & Andrés Jael Correa Ríos, compositores (Grupo Frontera com Bad Bunny) 

Melhor Artista Revelação

Borja

Conexión Divina

Ana Del Castillo

Natascha Falcão

Gale

Paola Guanche

Joaquina

Leon Leiden

Maréh

Timø