Nesta semana o YouTube lançou um novo recurso de inteligência artificial capaz de criar músicas com vozes de artistas. O projeto se chama “Dream Track” e ainda não está disponível para todos os usuários, mas o que sabemos até agora é que alguns nomes da indústria já aceitaram ‘emprestar’ seus vocais para o experimento!
LEIA MAIS:
- Inteligência artificial: “Edith Piaf” narrará filme sobre sua vida
- Após 4 anos da morte de Gabriel Diniz, família anuncia o lançamento de novo álbum com auxílio de inteligência artificial
- Alô, Boninho! Felipe Neto usa Inteligência Artificial para fazer lista de Camarote do BBB
Conforme noticiado pela Rolling Stone norte-americana, Demi Lovato, Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose estão entre os artistas que participam do “Dream Track”. Ele é recurso baseado em texto que permite que os usuários solicitem uma música descrevendo qualidades como o clima ou o conceito da canção.
Ademais, a publicação afirma que os trechos de músicas do “Dream Track terão até 30 segundos de duração. Lyor Cohen, chefe global de música do YouTube, e Toni Reid, vice-presidente de Experiências Emergentes e Comunidade, descreveram o recurso como “um experimento projetado para ajudar a explorar como a tecnologia pode ser usada para criar conexões mais profundas entre artistas e criadores e, por fim, seus fãs”.
“Combinados, esses experimentos exploram o potencial dos recursos de IA para ajudar artistas e criadores a ampliar sua imaginação e aumentar seus processos criativos. E, por sua vez, os fãs poderão se conectar com os criadores que amam de novas maneiras, aproximando-os por meio de ferramentas e experiências interativas. Tudo isso nos ajudará aprimorar a tecnologia, informando os aplicativos para o futuro.”