Climão no mundo pop. Fãs estão debatendo desde domingo (21) se as mensagens publicadas por Demi Lovato em seu Twitter são (in) diretas a Taylor Swift. Tudo começou quando a notícia que de Taylor doou US$ 250 mil (aproximadamente 1 milhão de reais) para “ajudar Kesha com suas necessidades financeiras durante este tempo difícil” – palavras de um representante da cantora de “New Romantics” ao site do canal E! – surgiu na internet e foi confirmada posteriormente pela mãe da Kesha.
Demi iniciou o desabafo chamando de frustração o fato de “mulheres abrirem o jogo sobre seu passado e serem derrubadas, desacreditadas e desrespeitadas pela sua coragem em tomar ações”. “Acontece mais vezes do que você espera. Estou pronta para que as mulheres sejam levadas tão a sério quanto os homens. Alguém me diz porque alguém se sentiria corajosa em falar se elas são constantemente ignoradas ou chamadas de mentirosas?”, perguntou Lovato na rede social.
E foi além – o que iniciou a confusão com os Swifties: “também estou pronta para as proclamadas feministas começarem a falar ou tomar ações pelos direitos das mulheres”. “Leve algo para o Congresso ou realmente fale algo sobre alguma coisa e eu ficarei impressionada”, escreveu.
I'm also ready for self-proclaimed feminists to start speaking out or taking action for women's rights.
— Demi Lovato (@ddlovato) February 21, 2016
Take something to Capitol Hill or actually speak out about something and then I'll be impressed.
— Demi Lovato (@ddlovato) February 22, 2016
“O empoderamento feminino é falar em nome de outras mulheres mesmo quando é algo desconfortável. O empoderamento feminino é usar a sua voz para ajudar as mulheres que não tem voz a serem ouvidas. O empoderamento feminino é ajudar outras mulheres a fazer reais mudanças em nossa sociedade. O empoderamento feminino é enviar um tweet às 2h30 da madrugada sabendo das consequências desses tweets e não ligar para isso. Ok, estou cansada. Irei para a cama. Amo vocês”, encerrou no Twitter. Encerrou mesmo apenas no Twitter, porque a confusão foi posteriormente para outra rede social.
Uma conta no Instagram de um fã da Taylor publicou trechos das mensagens de Demi e afirmou que a cantora acabou “tirando a atenção do real problema da Kesha e colocando os holofotes sobre ela mesma”. O usuário marcou Demi e a cantora rebateu.
“Como eu estou transformando isso sobre mim? Pelo menos eu estou falando sobre o assunto. Nem todo mundo tem 250 mil para dar as pessoas. Adoraria fazer, mas não cresci com dinheiro. Pelo menos eu estou falando sobre esta m**** que é desconfortável do que tentar ser politicamente correta 24 horas por dia. Não há rivalidade. Eu prefiro começar um diálogo sobre as MULHERES ABRINDO O JOGO SOBRE SEREM ESTUPRADAS do que jogando dinheiro para uma pessoa”, escreveu.
O usuário @proudofswift continuou o diálogo afirmando que a cantora jogou sim “shade” para Taylor. “Eu não fiz isso, se você levou para este lado então tudo bem. Estou cansada de ver mulheres usando o ‘empoderamento feminino’ e ‘feminismo’ para marketing sem verdadeiramente fazer parte da conversa desconfortável. Eu levo ‘shade’ e eu não ligo porque alguém tem que levar. Pelo menos estou sujando minhas mãos”.