#Noticias

Dona de uma demanda sem precedentes, como é o consumo de Taylor Swift no Spotify Brasil?

Taylor Swift. Foto: Kevin Winter/Getty Images (uso autorizado POPline)

De um hemisfério ao outro, Taylor Swift é um fenômeno e todos os números estão ao seu favor! Com a “The Eras Tour”, série de shows que celebra os dez discos de sua discografia, a pop star está prestes a se tornar a primeira artista feminina bilionária com receita proveniente apenas da música. Dona de uma legião de fãs e de uma demanda catártica, Taylor causou um ‘rebuliço’ ao anunciar seus primeiros shows (já esgotados) no Brasil, e o POPline buscou obter dados do Spotify para entender o aumento de buscas pelo catálogo musical da cantora nos últimos tempos, no Brasil…

Foto: Kevin Winter/Getty Images (uso autorizado POPline)

LEIA MAIS:

Foi em 2 de junho que a intérprete de “Anti-Hero” deixou os fãs latinoamericanos em polvorosa ao liberar o aguardado anúncio de sua passagem pela região, com shows no México, na Argentina e no Brasil (todos ‘sold out’, diga-se de passagem). Em alta aqui no nosso país, quatro dias após o anúncio, em 6 de junho, houve um pico de mais de 2 milhões de streams em músicas da cantora na plataforma.

É indiscutível que, se a artista estivesse com a agenda livre e fosse logisticamente possível, ela seria capaz de lotar o Allianz Parque, em São Paulo e o Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, múltiplas vezes – muito provavelmente até mesmo em mais datas que o Coldplay, que fez uma espécie de “residência” por aqui esse ano.

Até o momento, porém, a ‘loirinha’ tem 5 shows marcados no país: 3 na capital paulistana e 2, na fluminense, nos locais citados acima. Depois de pré-vendas suficientemente ‘tumultuadas’, Taylor simplesmente colocou quase 3 milhões de pessoas ao mesmo tempo em filas virtuais na tentativa de garantir ingressos para as apresentações, uma demanda nunca antes vista por aqui.

Válido destacar que o Brasil é o 4º país que mais escuta as músicas de Taylor no Spotify, ficando para trás apenas dos Estados Unidos, Filipinas e Reino Unido, que assumem as três primeiras posições, respectivamente. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba são as 5 cidades que mais consomem o repertório da cantora no nosso país.

LEIA MAIS:

Além de ser uma das artistas mais populares do mundo e de mobilizar uma legião de fãs por onde passa, um dos fatores que contribui para intensificar essa demanda é a ‘escassez’ da figura de Taylor Swift no Brasil. Em mais de 17 anos de carreira, essa será a primeira vez que a cantora fará shows abertos ao público em solos brasileiros. Após anos de súplicas e muitas movimentações, os fãs finalmente conseguiram!

Somado a essa “sede ao pote” de ver a artista de perto pela primeira vez, o público sabe que muito provavelmente irá demorar até que ela volte ao país. Logo, eles sabem que precisam agarrar essa oportunidade a qualquer custo!

Um outro fator que poderia justificar essa demanda apoteótica é o próprio conceito da atual turnê da cantora. Apesar de ter lançado seu décimo álbum de estúdio recentemente – o “Midnights” -, no último dia 21 de outubro, Taylor quis cair na estrada com uma série de shows que contemplasse todas as suas eras anteriores, do country ao pop, passando pelo folk.

Com isso, ela acaba que por abarcar todo o seu público, incluindo aqueles que só apreciam determinado estilo ou álbum. Não há o risco, por exemplo, de que pessoas que não tenham gostado do “Midnights” exclusivamente deixem de ir ao show, já que engloba tudo o que a cantora fez até então.

Embora os swifties tenham os seus discos e eras prediletas, todos os projetos a que Taylor se propõe são abraçados pelo público e aclamados pela crítica, o que fica claro ao ver suas músicas e álbuns mais reproduzidos no Spotify Brasil.

Nos últimos 3 meses por exemplo, entre 12 de março e 12 de junho, quando o catálogo da artista registrou um crescimento de 172% na plataforma, suas 3 músicas mais ouvidas foram “Anti-Hero”, “cardigan” e “Blank Space”. Já no quesito discos, o top 3 de mais reproduzidos nesse período é composto pelo “Midnights” (2022), “Lover” (2019) e “folklore” (2020).

Destaques

#Noticias

Após um hiato de 5 anos, Anitta voltará a marcar presença no Prêmio Multishow 2024. Além de concorrer a 5 prêmios na 31ª edição...

#Geek

Jonathan Bailey, escolhido para ser o galã de "Wicked", é bastante conhecido também por "Brigderton". Conheça outros trabalhos do ator!

#Geek

Ariana Grande interpreta Glinda, co-protagonista do musical "Wicked", que acaba de chegar aos cinemas. Confira a opinião dos críticos sobre o trabalho dela!

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile