A música é uma linguagem universal, e independente de nacionalidades e idiomas é uma das maneiras mais eficientes de se comunicar com o mundo todo, tocando as pessoas das mais diversas formas. Pensando nisso, a Deezer anunciou o lançamento do projeto “Deezer Passport” com uma parceria inédita entre o americano Marcos Witt e do fenômeno do gospel brasileiro Fernandinho.
Os cantores regravaram os sucessos “Dios ha sido fiel” e “Uma Nova História” em um pout-pourri exclusivo para plataforma. A ideia do projeto é trazer versões inéditas das duas músicas que foram escolhidas pelos artistas para serem gravadas nos idiomas dos dois representantes: foram feitas duas versões, uma totalmente em espanhol e outra em português, com Fernandinho e Marcos Witt se aventurando no idioma da canção um do outro.
“O Deezer Passport é, orgulhosamente, uma iniciativa criada aqui no Brasil. A ideia é romper barreiras geográficas, sobretudo durante o momento que vivemos, quando não é possível circular. É um projeto com grande potencial tanto de um ponto de vista de entrega de conteúdo original e exclusivo para os nossos usuários quanto de ser exportado para outros países do globo – e até em outros gêneros musicais”, revela Pedro Kurtz, diretor de conteúdo da Deezer para o Brasil.
O resultado foi uma combinação poderosa de melodias aliada ao profissionalismo de ambos os cantores, que entregam apresentações de gala e provam que, quando se trata de música, não existem fronteiras que nos separem. Ouça:
A escolha dos artistas para estrear o projeto, foi certeira: Fernandinho, um dos principais nomes do cenário da música gospel no Brasil, foi o artista deste gênero mais ouvido na Deezer em 2020. Enquanto Marcos Witt, estadunidense que canta em espanhol, é um dos maiores nomes da música cristã em nível global. Muito conhecido por sucessos como “Renuévame” e “Tu Fidelidad”, foi cinco vezes vencedor do Grammys Latino na categoria melhor Álbum de Música Cristã (em língua espanhola).
Investimento do Deezer no Gospel
Aliado ao forte investimento da Deezer no cenário gospel nacional, o projeto une uma das poucas coisas que não parou durante a pandemia a uma das melhores formas de experimentar culturas de todo o globo: a música.
“A música é indubitavelmente uma linguagem universal, independentemente do idioma da canção. É gratificante saber que em um momento no qual estamos tão distantes, podemos nos aproximar por meio de mensagens de amor e esperança, e para isso, contamos com a ajuda de artistas talentosos como Fernandinho e Marcos Witt”, diz Lincoln Baena, editor de gospel da Deezer.
Segundo Pedro Kurtz, o “Deezer Passport” é um projeto com grande potencial tanto de um ponto de vista de entrega de conteúdo original e exclusivo, quanto de ser exportado para outros países – e até em outros gêneros musicais. “Por causa do nosso pioneirismo com o mercado de música gospel e relacionamento próximo com os artistas e parceiros, vimos a oportunidade de dar o primeiro passo com dois grandes artistas representantes do gênero”.
O Gospel tem grande representatividade de consumo dentro da Deezer. “Nós temos um canal e estratégia de conteúdo exclusiva para o público cristão desde 2016 e vemos esse reflexo dentro da plataforma. Apesar de não abrirmos números absolutos, uma informação interessante é que as playlists editoriais do Gospel são as que têm a maior média de tempo de consumo, ultrapassando 30% da média dos outros gêneros”, revela o diretor.
A plataforma também lançou em janeiro o projeto “Conexão Gospel”, que uniu Wesley Safadão aos fenômenos do Gospel Casa Worship e Clóvis. “A ideia do projeto é convidar artistas para formar parcerias inéditas entre artistas do secular e gospel ao longo de 2021”, revela.
Entre os destaques dos artistas mais ouvidos do Gênero Gospel dentro da plataforma estão o próprio Fernandinho, a cantora Aline Barros, Gabriela Rocha, Kemuel, Bruna Karla, Casa Worship e Isadora Pompeo.