Foto: Divulgação/Deezer
in

Deezer revela que presença feminina no TOP100 das mais tocadas é 5x menor; confira ranking

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na produção fonográfica, seja qual for seu estilo. Na história da música temos inúmeros nomes de força que marcaram épocas, seja compondo ou cantando – Nina Simone, Chiquinha Gonzaga, Janis Joplin, Beyoncé, Elza Soares, Anitta e muitas outras. Essa representação e a conquista por espaço têm sido uma luta constante das mulheres e são muitos os desafios enfrentados no dia a dia da profissão, estejam elas no palco ou no backstage.

Em um estudo realizado no último ano pelo Data SIM, mais de 80% das mulheres no mercado da música declararam que já foram discriminadas por conta do gênero. Além disso, em pesquisas da Deezer, as mulheres na música são sub-representadas: entre as 100 músicas mais tocadas mundialmente na plataforma durante o ano de 2020, havia cinco vezes mais artistas homens que mulheres.

Apesar desse grande desequilíbrio, o cenário para os próximos anos é otimista e cada vez mais artistas femininas têm mostrado seu talento e sua força e vem conquistando seu espaço: a representatividade no mercado da música melhorou 60% desde 2010.

Além disso, a plataforma divulgou que, a partir do dia 08 de março – Dia da Mulher, será possível conferir um canal exclusivo da Deezer inteiramente dedicado às mulheres com playlists, podcasts e conteúdos especiais para celebrar essas artistas incríveis que fazem história no mundo da música.

Percentual de artistas femininas no top 100 global dos principais gêneros do mundo:

  • Pop – 42%
  • R&B – 39%
  • Soul – 26%
  • Alternativo – 15%
  • Country – 15%
  • Jazz – 14%
  • Clássico – 11%
  • Hip Hop – 7%
  • Rock – 7%
  • Música Eletrônica – 4%

Ranking nacional e internacional

A Deezer fez um levantamento das mulheres mais ouvidas no ano de 2020 e, provando toda sua força, Marília Mendonça continua arrasando nas paradas de sucesso, ocupando a primeira posição pelo segundo ano consecutivo. Já Anitta, além de também dominar o ranking no segundo lugar, ainda aparece na lista global em 14º, sendo a artista brasileira mais ouvida no mundo. Na lista ainda marcam presença nomes como Maiara & Maraísa, Luísa Sonza e Ludmilla, e a artista internacional mais ouvida no Brasil é a cantora Dua Lipa.

Já no ranking global, quem lidera a lista é a adolescente norte-americana de 19 anos, Billie Eilish, ganhadora do Grammy Awards 2020 com o álbum “Where Do We Go?”. Seguindo a lista, Dua Lipa ocupa o segundo lugar, seguida por Lady Gaga, que também está na lista das mais ouvidas no Brasil – provando todo o poder da música pop feminina.

As 20 artistas mais ouvidas na Deezer no Brasil

  1. Marília Mendonça
  2. Anitta
  3. Maiara & Maraísa
  4. Luísa Sonza
  5. Ludmilla
  6. Dua Lipa
  7. Anavitória
  8. Ariana Grande
  9. Lauana Prado
  10. Lady Gaga
  11. Lexa
  12. Yasmin Santos
  13. Simone & Simaria
  14. Beyoncé
  15. Billie Eillish
  16. IZA
  17. Giulia Be
  18. Cynthia Luz
  19. Rihanna
  20. Gabriela Rocha

As 20 artistas mais ouvidas na Deezer no mundo:

  1. Billie Eilish
  2. Dua Lipa
  3. Lady Gaga
  4. Ariana Grande
  5. Aya Nakamura
  6. Tones and I
  7. Rihanna
  8. Beyoncé
  9. Sia
  10. Taylor Swift
  11. Doja Cat
  12. Ava Max
  13. Céline Dion
  14. Anitta
  15. Katy Perry
  16. Shakira
  17. Adele
  18. Lana Del Rey
  19. Selena Gomez
  20. Alicia Keys

 

Escrito por Rafa Ventura

Rafa Kalimann abre as portas de sua mansão no RJ; veja fotos!

Ouvimos o novo remix de "Real Groove", da Kylie Minogue com Dua Lipa, e te contamos tudo!

Ouvimos o novo remix de “Real Groove”, da Kylie Minogue com Dua Lipa, e te contamos tudo!