Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na produção fonográfica, seja qual for seu estilo. Na história da música temos inúmeros nomes de força que marcaram épocas, seja compondo ou cantando – Nina Simone, Chiquinha Gonzaga, Janis Joplin, Beyoncé, Elza Soares, Anitta e muitas outras. Essa representação e a conquista por espaço têm sido uma luta constante das mulheres e são muitos os desafios enfrentados no dia a dia da profissão, estejam elas no palco ou no backstage.
Em um estudo realizado no último ano pelo Data SIM, mais de 80% das mulheres no mercado da música declararam que já foram discriminadas por conta do gênero. Além disso, em pesquisas da Deezer, as mulheres na música são sub-representadas: entre as 100 músicas mais tocadas mundialmente na plataforma durante o ano de 2020, havia cinco vezes mais artistas homens que mulheres.
Apesar desse grande desequilíbrio, o cenário para os próximos anos é otimista e cada vez mais artistas femininas têm mostrado seu talento e sua força e vem conquistando seu espaço: a representatividade no mercado da música melhorou 60% desde 2010.
Além disso, a plataforma divulgou que, a partir do dia 08 de março – Dia da Mulher, será possível conferir um canal exclusivo da Deezer inteiramente dedicado às mulheres com playlists, podcasts e conteúdos especiais para celebrar essas artistas incríveis que fazem história no mundo da música.
Percentual de artistas femininas no top 100 global dos principais gêneros do mundo:
- Pop – 42%
- R&B – 39%
- Soul – 26%
- Alternativo – 15%
- Country – 15%
- Jazz – 14%
- Clássico – 11%
- Hip Hop – 7%
- Rock – 7%
- Música Eletrônica – 4%
Ranking nacional e internacional
A Deezer fez um levantamento das mulheres mais ouvidas no ano de 2020 e, provando toda sua força, Marília Mendonça continua arrasando nas paradas de sucesso, ocupando a primeira posição pelo segundo ano consecutivo. Já Anitta, além de também dominar o ranking no segundo lugar, ainda aparece na lista global em 14º, sendo a artista brasileira mais ouvida no mundo. Na lista ainda marcam presença nomes como Maiara & Maraísa, Luísa Sonza e Ludmilla, e a artista internacional mais ouvida no Brasil é a cantora Dua Lipa.
Já no ranking global, quem lidera a lista é a adolescente norte-americana de 19 anos, Billie Eilish, ganhadora do Grammy Awards 2020 com o álbum “Where Do We Go?”. Seguindo a lista, Dua Lipa ocupa o segundo lugar, seguida por Lady Gaga, que também está na lista das mais ouvidas no Brasil – provando todo o poder da música pop feminina.
As 20 artistas mais ouvidas na Deezer no Brasil
- Marília Mendonça
- Anitta
- Maiara & Maraísa
- Luísa Sonza
- Ludmilla
- Dua Lipa
- Anavitória
- Ariana Grande
- Lauana Prado
- Lady Gaga
- Lexa
- Yasmin Santos
- Simone & Simaria
- Beyoncé
- Billie Eillish
- IZA
- Giulia Be
- Cynthia Luz
- Rihanna
- Gabriela Rocha
As 20 artistas mais ouvidas na Deezer no mundo:
- Billie Eilish
- Dua Lipa
- Lady Gaga
- Ariana Grande
- Aya Nakamura
- Tones and I
- Rihanna
- Beyoncé
- Sia
- Taylor Swift
- Doja Cat
- Ava Max
- Céline Dion
- Anitta
- Katy Perry
- Shakira
- Adele
- Lana Del Rey
- Selena Gomez
- Alicia Keys