Em 2018, o mercado global de música cresceu 9,7%. De acordo com a IFPI esse é o quarto ano consecutivo de crescimento e a maior taxa desde que a empresa começou a monitorar o mercado em 1997.
Ainda segundo o relatório, esse crescimento foi impulsionamento pelo aumento de streaming pago chegando ao crescimento de 32,9%, e agora representa 37% da receita total da música.
Créditos: IFPI Global Music Report 2019 / State of Industry
O gráfico acima também destaca os principais mercados da música do mundo, com destaque para a presença do Brasil no ranking entre os 10 primeiros mercados mundiais.
Os mercados que mais crescem são na Ásia e na América Latina (Coréia do Sul, Brasil) com a Ásia se tornando a segunda maior região para vendas físicas e digitais.
O relatório também aponta que esse mercados estão aproveitando as oportunidades para lançar artistas em escala global, principalmente pelo engajamento dos fãs.
Parte desse crescimento também é fruto do trabalho das associações musicais, segundo a IFPI. O trabalho das associações nos países que fazem com que a música seja cada vez mais apreciada e reconhecida de forma justa.
As vendas físicas seguem em queda, mas, ocupam 25% da fatia do mercado. Enquanto que o mercado possui mais de 255 milhões de usuários pagos das plataformas digitais.
O gráfico de barras aponta o desempenho do mercado musical nos últimos anos, e como o digital foi ganhando destaque e tornando-se um grande impulsionador da indústria musical.
A francesa Yseult, que divide o microfone com Sevdaliza e Pabllo Vittar no hit “Alibi”, andou recentemente instigando seus seguidores acerca de uma música...