#BIZ

DATA SIM: núcleo de pesquisa sobre mercado da música no Brasil apresenta primeiros resultados em Lisboa

DATA SIM

O DATA SIM, núcleo de pesquisa sobre o mercado da música no Brasil, segue com o objetivo para vislumbrar o setor como um todo, em uma organização efetiva para atuar nas demandas existentes na área.

Fabiana Batistela, diretora geral da SIM, e Dani Ribas, diretora do DATA SIM, estiveram em Lisboa, entre os dias 27 a 29 de março, no MIL (Lisbon International Music Networking) 2019 para apresentar os primeiros resultados da pesquisa sobre o mercado ao vivo na cidade de São Paulo, além do Mapa dos festivais do Brasil, da Sympla.

Os conselheiros Fabrício Nobre, Juli Baldi, Juliano Zappia, Pena Schmidt e Veronica Pessoa também estiveram pelo Cais do Sodré entre palestras, debates, encontros e shows, além de outros profissionais brasileiros como Letz Spindola, André Bourgeois e Thiago Piccoli.

A presença do DATA SIM no evento fortalecem as relações entre o mercado musical brasileiro com Portugal, cada vez mais próximo do mercado de música internacional.

 

  • O Mercado da Música na Cidade de São Paulo – Parte 1 – Espaços de Música ao Vivo

Sob inspiração das pesquisas Creative Footprint (Berlim) e Music Venues Trust (Londres), a primeira parte da pesquisa do DATA descreveu o perfil e demonstrou a importância econômica e cultural dos espaços dedicados à música ao vivo da cidade de São Paulo.

A pesquisa também explorou a programação musical desses espaços: número de shows e contratações artísticas por ano; gêneros mais programados; características identitárias; receptividade para propostas experimentais/inovadoras e de outros locais; fontes de informação utilizadas pelos curadores; formas de comunicação com o público.

Veja em seguida as informações presentes na pesquisa, que você pode conferir completa clicando aqui:

 

 

Em seguida, a pesquisa irá abordar os setores criativo (artistas, estúdios, escolas de música, etc.), da indústria fonográfica e da indústria de instrumentos musicais.

As quatro partes da pesquisa pretendem desenhar, até meados de 2019, um perfil geral do Mercado da Música na Cidade de São Paulo. O objetivo final é responder à seguinte pergunta: Qual o valor da música na capital paulista?

 

  • Pesquisa Sobre Mulheres na Música

Em tempo, o DATA SIM está trabalhando na sua primeira pesquisa sobre a participação feminina no mercado de trabalho musical.

A coleta de dados teve início no WME e continuará ao longo do ano. Os resultados serão apresentados em primeira mão na SIM 2019, com participação das diretoras do WME, e disponibilizados gratuitamente no site do DATA SIM.

Essa é uma ação do DATA SIM em parceria com o Women’s Music Event (WME) e compatibilizada com a pesquisa Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities da Berklee Institute e Women In Music (WIM).

A pesquisa também será utilizada para produzir um diagnóstico inicial sobre o mercado brasileiro, a fim de alimentar com dados confiáveis a recém-lançada rede SatéliteLat de mulheres na indústria da música latino-americana.

DATA SIM é um projeto da SIM São Paulo, em parceria com a JLeiva, com o patrocínio da Natura Musical, além do apoio da Sympla.

Destaques

#Noticias

Quanto você gasta, por mês, para ir aos shows e se presentear com alguns ‘mimos’ relacionados aos seus artistas favoritos? Foi divulgado, recentemente, uma...

#BIZ

A morte de Liam Payne, ex-integrante do One Direction, na última semana, me fez refletir novamente sobre um ponto que vem afetando nossa sociedade...

#BIZ

 A cantora Marina Sena e a sua empresária Talita Morais deram vida a um equipamento cultural, localizado em uma das primeiras casas modernistas do...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile