O DATA SIM, núcleo de pesquisa sobre o mercado da música no Brasil, segue com o objetivo para vislumbrar o setor como um todo, em uma organização efetiva para atuar nas demandas existentes na área.
Fabiana Batistela, diretora geral da SIM, e Dani Ribas, diretora do DATA SIM, estiveram em Lisboa, entre os dias 27 a 29 de março, no MIL (Lisbon International Music Networking) 2019 para apresentar os primeiros resultados da pesquisa sobre o mercado ao vivo na cidade de São Paulo, além do Mapa dos festivais do Brasil, da Sympla.
Os conselheiros Fabrício Nobre, Juli Baldi, Juliano Zappia, Pena Schmidt e Veronica Pessoa também estiveram pelo Cais do Sodré entre palestras, debates, encontros e shows, além de outros profissionais brasileiros como Letz Spindola, André Bourgeois e Thiago Piccoli.
A presença do DATA SIM no evento fortalecem as relações entre o mercado musical brasileiro com Portugal, cada vez mais próximo do mercado de música internacional.
-
O Mercado da Música na Cidade de São Paulo – Parte 1 – Espaços de Música ao Vivo
Sob inspiração das pesquisas Creative Footprint (Berlim) e Music Venues Trust (Londres), a primeira parte da pesquisa do DATA descreveu o perfil e demonstrou a importância econômica e cultural dos espaços dedicados à música ao vivo da cidade de São Paulo.
A pesquisa também explorou a programação musical desses espaços: número de shows e contratações artísticas por ano; gêneros mais programados; características identitárias; receptividade para propostas experimentais/inovadoras e de outros locais; fontes de informação utilizadas pelos curadores; formas de comunicação com o público.
Veja em seguida as informações presentes na pesquisa, que você pode conferir completa clicando aqui:
Em seguida, a pesquisa irá abordar os setores criativo (artistas, estúdios, escolas de música, etc.), da indústria fonográfica e da indústria de instrumentos musicais.
As quatro partes da pesquisa pretendem desenhar, até meados de 2019, um perfil geral do Mercado da Música na Cidade de São Paulo. O objetivo final é responder à seguinte pergunta: Qual o valor da música na capital paulista?
-
Pesquisa Sobre Mulheres na Música
Em tempo, o DATA SIM está trabalhando na sua primeira pesquisa sobre a participação feminina no mercado de trabalho musical.
A coleta de dados teve início no WME e continuará ao longo do ano. Os resultados serão apresentados em primeira mão na SIM 2019, com participação das diretoras do WME, e disponibilizados gratuitamente no site do DATA SIM.
Essa é uma ação do DATA SIM em parceria com o Women’s Music Event (WME) e compatibilizada com a pesquisa Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities da Berklee Institute e Women In Music (WIM).
A pesquisa também será utilizada para produzir um diagnóstico inicial sobre o mercado brasileiro, a fim de alimentar com dados confiáveis a recém-lançada rede SatéliteLat de mulheres na indústria da música latino-americana.
O DATA SIM é um projeto da SIM São Paulo, em parceria com a JLeiva, com o patrocínio da Natura Musical, além do apoio da Sympla.