Sempre cercado de muita expectativa, o debate na TV Globo já tem data para acontecer. Nesta quinta-feira (29), a partir das 22h30, logo após a novela “Pantanal”, a emissora promove o último encontro entre os presidenciáveis que disputam o primeiro turno destas eleições. Além de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) confirmaram presença.
LEIA MAIS:
- Felipe Neto pede perdão para Dilma Rousseff em evento de Lula (PT)
- Marcelo Adnet sacaneia misoginia de Bolsonaro em paródia de Martinho da Vila
- Eleições: Na reta final, Caetano Veloso encabeça campanha “Tira Voto” contra Ciro Gomes
Em comunicado enviado à imprensa, a Globo destacou que o evento também será transmitido simultaneamente pela GloboNews e pelo g1, ao vivo, direto dos estúdios do canal, no Rio de Janeiro. A mediação ficará sob responsabilidade do jornalista William Bonner.
Dinâmica
As regras do debate foram definidas em reunião com os representantes dos partidos. O posicionamento dos candidatos no cenário foi estabelecido por meio do critério de ordem alfabética, sendo assim, ficará da esquerda para a direita: Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Padre Kelmon, Luiz Felipe D’Ávila, Luiz Inácio Lula da Silva, Simone Tebet e Soraya Thronicke.
O confronto terá quatro blocos, com temas livres no primeiro e no terceiro. Já o segundo e o quarto, os assuntos são determinados anteriormente. No final do último bloco, cada candidato terá tempo reservado para as considerações finais.
LEIA MAIS:
- Ludmilla explica ausência em evento de Lula com artistas
- “Bolsonaro não venceu de maneira legítima”, defende documentarista de “Quebrando Mitos”
- Pabllo Vittar se emociona em evento e agradece Lula por oportunidades
Por falar em tempo, os presidenciáveis terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica. O candidato que responder contará com um tempo máximo de três minutos, divididos da maneira como preferir, entre a resposta e a tréplica.
Cobertura
Assim como as demais emissoras, a Globo fará uma ampla cobertura das eleições de 2022 no próximo domingo (2). Além dos boletins ao longo do dia, o jornalismo entrará ao vivo a partir das 17h, logo após o “Domingão com Huck”, que será exibido ao vivo. O “Fantástico” está previsto para começar mais cedo, às 18h.