in , ,

Daniela Mercury convida artista trans não-binário, OXA, para o seu trio em Salvador!


“Arte é resistência”. Com os massivos cortes no fomento da cultura da brasileira, um debate vem ganhando força nas redes sociais. “Com tantos problemas na saúde, educação e estrutura do país, a arte realmente é um componente indispensável?”. Parafraseando o célebre filósofo Friedrich Nietzsche“a arte existe para que a realidade não nos destrua”, porém, numa reflexão contemporânea da questão, a arte questiona, expande e resiste, como o tema do Carnaval de Daniela Mercury. Sempre precursora, esse ano o trio elétrico da cantora é o “Triatro”, com o conceito de novo teatro sobre rodas.

Se o Carnaval é conhecido como um dos maiores espetáculos da cultura popular e o povo é a grande estrela, a estrutura do Triatro de Daniela ajuda nessa celebração já que as varandas da frente e do fundo são mais baixas que a passarela deixando a cantora mais próxima ao público. Outro ponto interessante é que o nome do seu mais recente álbum é “Perfume” e numa total sinestesia ainda são borrifados fragrâncias de perfume durante todo o percusso. Porém, a intersecção das artes é um dos pontos-chaves em Daniela Mercury, que uniu música, teatro e dança ao apresentar a versão baiana da peça de William Shakespeare, “Sonho de Uma Noite de Verão”, chamada “Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia” como tema da sexta-feira, (21), exaltando a força da mistura entre o erudito e popular, tornando dessa forma a peça mais próxima ao grande público.

As novidades da Rainha do Axé Music não param por aí. Na segunda-feira, (24), no segundo dia de desfile do bloco Crocodilo, Daniela recebe a cantora trans não-binária OXA. Radicada há 4 anos na Alemanha, OXA participou recentemente do The Voice Alemão, chamando a atenção de Daniela ao fazer uma performance da sua canção “Rainha da Balbúrdia”. Através das redes sociais, as duas se conectaram, inclusive, com Daniela dando dicas para ela durante a competição. O convite para o carnaval baiano veio logo em seguida. OXA é paulista e seus vídeos no YouTube atraem milhões de views com performances extravagantes e criativas.

Militante social engajada, Daniela faz no desfile de terça, último dia do carnaval de Salvador, uma performance artística com uma composição chamada “Piracema”, com 600 peixes feitos de garrafas pet e pintados pelo artista
plástico J. Cunha, que criou um mar colorido para essa mostra de arte no triatro. A intenção da cantora é chamar a atenção para temas importantes como o aquecimento global e a poluição dos rios e oceanos. Muito mais do que desfilar no Carnaval, Daniela Mercury coloca na avenida grandes manifestos sociais sob a moldura da arte, como ela diria na sua canção “Proibido o Carnaval”, em parceria com Caetano Veloso: “O samba ensina, o samba vence a violência, o samba é a escola de quem ama esse país como ele é”.