Menu
in

‘Cultura Circular’: com patrocínio de R$ 100 mil, edital incentiva festivais mais sustentáveis

O programa vai selecionar seis festivais brasileiros para receberem patrocínio direto para intercâmbio internacional com realizadores do Reino Unido

Foto: Ron Smith/Unsplash

O editalCultura Circular’ coloca as pautas da sustentabilidade e da emergência climática no centro do universo dos festivais brasileiros,  a fim de ajudar a construir eventos culturais mais verdes e sustentáveis. Criado pelo British Council, o programa já teve uma edição no México em 2021 e, neste ano, chega ao Brasil com apoio do Oi Futuro.

Leia Mais:

O edital vai contemplar seis festivais com um patrocínio de R$ 100 mil cada para criação de práticas artísticas que discutam a questão ambiental, desenvolvidas por meio de uma residência artística artistas com realizadores britânicos. Além disso, as iniciativas selecionadas vão receber formação e mentoria em “Práticas Sustentáveis para Festivais”, com o objetivo de implementar melhores práticas socioambientais em todas as etapas da operação do evento. As inscrições podem ser feitas até 25 de agosto nos sites do British Council, acesse aqui, e do Oi Futuro, clique aqui. 

As inscrições para o ‘Cultura Circular’



Festivais de todo o Brasil e de todas as linguagens e expressões artísticas podem se inscrever no edital, com propostas de trabalho artístico voltadas para a promoção dos seguintes eixos temáticos:

  • Mudanças climáticas e biodiversidade: combate às mudanças climáticas e defesa da biodiversidade;
  •  Cultura sustentável e inclusiva: desenvolvimento sustentável e de impacto social;
  •    Arte, Ciência e Tecnologia: relação entre natureza e arte a partir de experiências multiplataformas e pesquisas sobre bioacústica, arquitetura sonora, territorialidade, tecnologias sociais e ancestrais, inteligência artificial, NFT, dentre outros;

A iniciativa  ‘Cultura Circular’

Os artistas britânicos convidados deverão realizar a residência artística no Brasil, pelo período mínimo de 10 dias. Além disso, eles deverão ter o resultado inédito do processo: trabalhos que articulem os eixos temáticos propostos pelo edital como resultado do processo da residência para o público do festival. 


Advertising
Advertising

Durante o período da residência, o artista britânico indicado pelo festival terá contato com artistas locais, acessar a diversidade cultural e compartilhar sua vivência, por meio de discussões, registros e eventos informais e formais. Através dessas atividades, o projeto espera engajar artistas, pensadores, gestores, professores, cientistas, estudantes e a comunidade local em um diálogo positivo e estimulante que possibilite um processo colaborativo.

Compartilhe:

Sair da versão mobile