Connect with us

O que está procurando?

#Noticias

Qual o papel dos games enquanto plataformas para lançamento e promoção de música?

Crossover entre mercados de música e games é tema de painel da Rio2C que acontecerá neste sábado (8)
Palestra sobre a conexão entre os mercados de música e games acontece neste sábado (8), na Rio2C 2024. Fotos: Fortnite Festival; Vitor Lisboa

Apesar de não ser uma realidade para a maioria dos artistas, o ambiente virtual dos games tem feito parte da estratégia de alguns deles no que diz respeito à música. Não à toa, tem sido cada vez mais comum vermos exemplos de artistas do mainstream que lançam projetos em parceria com grandes títulos de games e até artistas que nascem do universo dos jogos.

“O Futuro da Música no Game” e todas as nuances desse crossover serão tema de painel da Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, que está acontecendo na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A palestra em questão está marcada para este sábado (8).

LEIA MAIS:

Rio2C apresenta os parceiros de 2024, entre eles, o POPline.Biz é Mundo da Música

Foto: Divulgação

Não é difícil resgatar na memória projetos musicais de artistas, principalmente videoclipes, que tiveram narrativa ou se passaram dentro do universo dos games. É algo que não é nada incomum, seja um clipe inteiro ambientado dentro de um jogo ou aqueles com pegada mais “vida real”, mais humanizados, mas que trazem muitos elementos de games, como acontece em “The Time (Dirty Bit)”, do Black Eyed Peas e “Monstrão”, de DENNIS e Anitta.

Por falar em Anitta, ela ilustra um outro elemento desse crossover entre música e games, quando um artista fecha uma parceria com um título para um videoclipe ou uma campanha publicitária. Nesse caso, não se trata apenas de uma narrativa ou inspiração no universo dos jogos, e sim uma parceria bem demarcada, que promove tanto o trabalho do artista como o próprio jogo.

No final de 2022, a brasileira lançou o clipe da música “Practice” em parceria com o The Sims. Para isso, a cantora teve até que aprender a cantar a própria canção no idioma específico do game, o Simlish.

Outra coisa que os fãs estão habituados a ver é um artista invadir o universo de um game, ganhar o próprio avatar no jogo e até fazer performances exclusivas na plataforma. Nos últimos anos, por exemplo, tivemos The Weeknd, Lady Gaga e Billie Eilish dentro do Fortnite Festival e anteriormente o brasileiro Alok também virou personagem do Free Fire.

Há, ainda, casos em que o que ocorre é o caminho inverso. Quando gamers se arriscam na música a partir da persona criada dentro dos jogos. É o caso de Samira Close, uma das streamers mais famosas do Brasil, que em 2019 lançou o single “Madrugada”.

Mais sobre o painel “O Futuro da Música no Game”

As nuances que marcam, hoje, a conexão entre os mercados dos games e da música serão abordadas por BlackWill, apresentador de Esports e Games, ator, youtuber, streamer e campeão do reality show “Looking For A Streamer”.

Junto a ele estarão Roberta Coelho, CEO do MIBR, a mais tradicional organização de Esports do Brasil, e Eric Santana, que possui mais de 10 anos de experiência em consultoria de Inovação, Design Thinking e Branding.

“O encontro explosivo de dois mercados gigantes. Este painel aborda como a música e os games se conectam, observando tendências, engajamento, experiências, as estratégias de lançamento e/ou expansão de alcance de artistas, e o papel dos games como plataformas para lançamento e promoção da música. Vamos avaliar também o caminho inverso: artistas que nascem nos games, com composição direcionada, e ganham os grandes palcos”, diz a descrição do painel.

O encontro acontece neste sábado (8), às 11h, no Creator Square Stage da Rio2C.

Programação Rio2C 2024

Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No man’s land” e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023 lançou a live action “How to be a carioca”.

Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.

Foto: Divulgação / Rio2C

Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel,  futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.

Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Todynho, Casimiro (CazéTV) e BlogueirinhaA lista será atualizada periodicamente no site do Rio2C 2024.

Ingressos

Os ingressos para o Rio2C já estão à venda. Há opções de entrada para um único dia do evento, o Day Pass, como também em caráter de passaporte para mais de um dia dentro das categorias Festivalia, Industry e Creator. Os valores variam entre R$ 50,00 e R$ 1100,00 no primeiro lote.

Destaques

#Noticias

Estava com saudades da IZA? Então pode comemorar, porque a mamãe do ano anunciou na manhã desta quarta-feira (18) que irá lançar uma música e...

#Mercado

Se você perdeu o show conjunto de Criolo, Mano Brown e Rael no Doce Maravilha, pode se preparar porque os caras marcaram mais um! Os...

#Mercado

Aconteceu ontem (17) no Teatro Renault, em São Paulo, mais uma edição do WME Awards, premiação totalmente dedicada às mulheres que fazem o mercado...