Nesta semana, a OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, deu mais um passo na direção da popularização de inteligências artificiais (IA) generativas. Lançado na quinta-feira (15), Sora é a tecnologia da empresa capaz de criar vídeos a partir de instruções textuais feita por usuários. Ainda em fase de testes com cineastas, designers e outros especialistas, Sora já chama atenção pelo realismo nos vídeos.
LEIA MAIS:
- Saiba quem é o rapaz flagrado com Luisa Sonza no Valentine’s Day!
- “Duna: Parte 2”: pré-venda de ingressos começa no Brasil
- Paramount mira em diretor renomado para filme sobre Bee Gees: descubra
- Meryl Streep continua em “Only Murders In the Building”
Vídeo gerado pela Sora, a partir do comando “história de vida de um robô num cenário cyberpunk”. Imagem: OpenAI / Divulgação
A OpenAI afirma que o objetivo em lançar o processo de pesquisa no estágio de análise de riscos é voltada a “começar a trabalhar nela e receber feedbacks de pessoas fora da OpenAI e oferecer ao público um senso das capacidades da IA”.
A expectativa da gigante americana de tecnologia é que o desenvolvimento da pesquisa leve a gerar imagens fiéis ao funcionamento do mundo físico. No canal de teste da empresa, os visitantes curiosos podem ver exemplos de vídeos gerados por instruções, como o acima.
Nas exibições, ainda é possível perceber que o sistema “confunde esquerda com direita, e tem dificuldades com descrições precisas de eventos que acontecem ao longo do tempo, como por exemplo, seguir uma trajetória específica de câmera”, explica a OpenAI.
A empresa afirma ainda que trabalha no momento com especialistas nos temas de discurso de ódio, desinformação e vieses para identificar possíveis criações preconceituosas com o funcionamento da IA. Como medida de segurança, foi anunciado que a Sora deve incluir criptografia e classificadores que identifiquem a criação de vídeos pelo sistema.