Foto: Reprodução/Instagram
in

Cresceu e apareceu! DONATTO quer mostrar suas aspirações pop ao grande público

Cantor, compositor e multi-instrumentista é colaborador direto de vários hits do momento

Aos 19 anos, DONATTO tem em seu currículo programas de TV, novela, além de composições e arranjos para nomes como Anitta, Ludmilla, Lexa, Belo, Kevin O Chris e muitos mais. Mas ele quer mais! Com as bençãos do produtor Umberto Tavares, o cantor, compositor e multi-instrumentista está com o novo single “Me Deixa” nas plataformas de música e quer levar suas aspirações pop ao grande público.

Aos 19 anos, DONATTO é uma das jovens apostas do pop nacional (Foto: Renan Facciolo)

Ele ainda não fez shows com plateia. Evidente que a pandemia de Covid-19 atrapalhou o planejamento inicial. Mas 15 sortudos puderam acompanhar um pocket-show online no fim de agosto. A internet, que ajudou a quebrar o abismo entre ídolo e fãs, é um de seus passatempos. Por lá, mantém contato com os admiradores de sua música e constrói sua base de seguidores.

Mas até esse momento chegar, que tal conhecer a trajetória desta nova aposta do pop nacional?

Os primeiros passos na carreira artística

A primeira lembrança musical vem do tio, que tocava na igreja. Circula na internet um vídeo seu, gravado quando tinha apenas 4 anos, onde já mostrava este desejo de cantar. Até que a mãe deu um violão de brinquedo e o pequeno Donato Veríssimo nunca mais largou a música.

Desde muito novo frequentou o Conservatório de MPB e escolheu suas referências. Tim Maia, Vanessa da Mata, Marisa Monte são alguns de seus ídolos. “Eu tive uma educação musical muito diferente da minha década. Eu sou apaixonado por Caetano Veloso“, disse certa vez em uma entrevista.

Em 2012 arriscou os primeiros passos na TV: mais precisamente no programa Ídolos Kids (TV Record). Aos 11 anos fez a própria inscrição sem avisar à mãe e, um dia antes da audição, recebeu um telefonema da produção avisando que ele precisava ir para São Paulo.

Em uma seleção com mais de 10 mil crianças, o então adolescente foi aprovado e terminou entre os 25 finalistas.

DONATTO, aos 11 anos, chegou entre os 25 finalistas do programa “Ídolos Kids” (Foto: Reprodução de internet)

Desde muito novo aprendeu a tocar vários instrumentos como violão, guitarra, ukulele, flauta, banjo, baixo, piano, bateria e cavaquinho. Além disso, já era integrante da Orquestra Sinfônica de Curitiba em tenra idade.

A habilidade musical foi um plus para que o jovem conseguisse uma vaga na novela Chiquititas (SBT), onde deu vida ao personagem Samuca entre 2013 e 2015.

Com o fim de Chiquititas, juntou-se a alguns companheiros de novela como Julia Olliver (Pata), Amanda Furtado (boneca Laurinha), Carolina Chamberlain (Dani), Gui Vieira (Binho), Alexandre Bittencourt (Tatu), além de Vyni Takahashi (do seriado Patrulha Salvadora, também do SBT) e formou o grupo pop 7Teen em 2016.

Foram apenas três músicas lançadas, com destaque para “A Vida é Bela”, composta e interpretada por ele.

O grupo pop 7teen (Foto: Juliana Sabbatini)

Em 2017 lançou, de forma independente, sua primeira música solo, “Cara Metade”. Foi uma espécie de impulso para novos desafios que viriam em seguida.

A mudança para o Rio de Janeiro

Para centrar esforços em sua carreira musical, o curitibano mudou-se para Rio de Janeiro em 2018 e começou a trabalhar com o renomado produtor Umberto Tavares na produtora U.M. MUSIC, onde desde o início participa de diversos projetos como compositor, arranjador e programador.

Em um ano colecionou trabalhos importantes. Com Anitta, ele participou do seu projeto Anittinha (Gloob); junto com Belo e PK, ele fez a música “Indomável”. Também é um dos compositores e arranjador de “Envolvente”, do funkeiro Buchecha.

Além disso, participa de outras músicas com uma lista extensa de artistas: Lexa, Ludmilla, Kevin O Chris, MC Rebecca, PK, MC Zaac, Nego do Borel, Gabily, UM44K, Xamã, Clau, BFF Girls, Lucas e Orelha, Sofia, Mc Duduzinho , entre outros.

Foto: Reprodução/Instagram

A carreira solo

A partir de 2019 tudo mudou para o jovem Donato Veríssimo. Ao acrescentar um “t” ao nome e deixar de lado o sobrenome, DONATTO decidiu apostar de vez na carreira de cantor, compositor e multi-instrumentista. Em julho assinou contrato com a gravadora Universal Music e com a GTS (divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos).

O EP MIXTAPE, lançado em novembro, marca esta virada na vida do artista. São quatro faixas – “Ei Garota”, “Netflix”, “Nossa História” e “Decisão” – que trazem referências de hip-hop, r&b, pop/rock e até um pouco de reggae.

As letras de DONATTO trazem consigo todos os desejos e inseguranças típicas de um jovem artista começando a caminhar em um universo adulto. No fim de 2019 ele lançou “Só Você”, seu primeiro grande sucesso. Em 24 horas, o videoclipe da música ultrapassou 1 milhão de visualizações e chegou ao 1º lugar dos vídeos em alta no YouTube. Atualmente com mais de 12 milhões de views, o clipe conta com a participação da atriz (e ex-Chiquititas) Gabriellah Saraiva.

Este ano, o cantor soltou alguns singles – “Hype” (com PK), “Quero Você” (com Kevin O Chris) e “Confia em Mim” (com Lauana Prado). Além disso participou de músicas lançadas por artistas como ANAJU; Gabriella Saraivah; e Jall & Guigoww. Era hora de investir novamente em um lançamento solo.

Transformando sentimentos em arte no novo single “Me Deixa”

DONATTO soltou a inédita “Me Deixa” no fim de agosto. Composta em parceria com Jall, a música é o primeiro lançamento solo em nove meses. Sobre a nova faixa, ele fala:

“É uma música que toca muito meu coração e relata o que me aconteceu em um relacionamento. Eu não tenho nem palavras pra descrever, mas é uma alegria ver esse som pronto. Produzi essa música no mesmo dia que terminei um relacionamento. Me lembro que o Jall mandou o comecinho da canção e eu terminei em seguida. Gravei a voz no meu quarto mesmo e depois regravei. Ela toca meu coração a cada vez que escuto. É um pedacinho da minha história”, conta DONATTO.

O videoclipe foi dirigido por Gabriel Caviness e conta com a participação da atriz e influencer Thaylise Pivato. As gravações aconteceram em São Paulo, para onde o cantor se mudou recentemente.

É maravilhoso ver tudo pronto e poder dividir com as pessoas um pouco da minha vida. Fazer o clipe foi incrível! A equipe foi maravilhosa, sem palavras. Fiquei apaixonado pela dedicação de todos. E ainda trabalhar com a Thaylise foi maravilhoso. Contracenar com ela foi algo único“, finaliza o artista, que afirma querer dedicar-se apenas à música daqui pra frente.

Escrito por Daiv Santos

Divulgação/Logo Ecad

Levantamento do Ecad revela as músicas mais tocadas nos últimos 10 anos nas rádios do Brasil

Repercussão: álbum do BLACKPINK recebe suas primeiras críticas profissionais