(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)
in ,

COVID-19: Rock in Rio deve adiar edição de 2021 nos próximos dias

Tanto edição brasileira quanto portuguesa deverão ser adiadas.

Depois do anúncio do cancelamento do Festival Glastonbury no Reino Unido, os olhos dos brasileiros se voltam para cá: e o Rock in Rio? O POPline descobriu que os organizadores do festival entenderam que o melhor caminho não é continuar anunciando atrações como se nada estivesse acontecendo. O anúncio do adiamento da próxima edição deve ser feito nos próximos dias – tanto para a edição portuguesa quanto para a edição brasileira.

Em setembro do ano passado, a organização do Rock in Rio oficializou as datas da próxima edição brasileira para 24, 25, 26 e 30 de setembro e 1, 2 e 3 de outubro de 2021. A produção estava confiante na iminência da vacinação em massa da população brasileira contra a Covid-19 – o que se revelou mais difícil. O cronograma do governo federal prevê que a totalidade do povo brasileiro só estará vacinada contra o coronavírus em meados de 2022.

COVID-19: Rock in Rio também deve adiar edição de 2021 nos próximos dias
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

Demora na vacinação atrapalha Rock in Rio

Embora a vacinação tenha começado, o número de doses ainda é ínfimo e o país enfrenta também problemas diplomáticos na compra de insumos e matéria-prima para a fabricação interna das vacinas. Com poucas doses de vacinas, os estados estão tendo que restringir o público-alvo da fase 1, que já era restrito.

Em meio a essas notícias, pensar em um festival de grande porte como o Rock in Rio é impraticável. O evento recebe cerca de 100 mil pessoas por dia. Para a próxima edição, já estava com shows confirmados de Iron Maiden, Dream Theater, Megadeth, Sepultura e Orquestra Sinfônica Brasileira. Para a edição portuguesa, Ivete Sangalo e Anitta também já estavam confirmadas.

Nesta quinta (21/1), o Prefeito do Rio Eduardo Paes anunciou o cancelamento do Carnaval, até então adiado para julho. “Parece-me sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar Carnaval em julho. Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento”, declarou o político. Acabou sendo mais um indício de que a cidade também não poderá receber o Rock in Rio….

Rock in Rio busca alternativas

O POPline apurou que os organizadores não querem anunciar o cancelamento do festival na última hora, porque isso causaria mais transtornos. O público costuma viajar de todo o Brasil para assistir aos shows, e já estaria com passagens e hospedagens pagos. A produção está buscando a melhor solução no momento.

A produtora Live Nation, que responde por mais de 50% da sociedade do Rock in Rio, recentemente anunciou a compra da plataforma de transmissão ao vivo, com ingressos pagos, Veeps. A empresa foi criada em 2017 por Joel e Benji Madden, do Good Charlotte, facilitando o envolvimento entre fãs e ídolos, com conteúdo monetizado. É uma alternativa para o festival: uma edição virtual.

Procurada pela reportagem do POPline, a assessoria do evento confirmou as datas oficiais: 

As edições do Rio de Janeiro (24, 25, 26 e 30 de setembro e 01, 02 e 03 de outubro) e Lisboa (19, 20, 26 e 27 de junho de 2021) estão confirmadas. O Rock in Rio está acompanhando todas as decisões governamentais e cenários nos países em que é realizado, avaliando as condições para que, este ano, possa ser realizado sem colocar em risco a saúde de todos. Vale ressaltar que segue rigorosamente as determinações dos órgãos competentes nacionais e internacionais. O festival reforça que terá sempre como principal preocupação a segurança e o bem estar do público.

O Rock in Rio tem histórico de investimento em tecnologia e inovação. Em 2017, realizou um show de drones na Cidade do Rock no intervalo entre alguns shows. Quem viu adorou.

Escrito por Leonardo Torres

Entrevista: Gloria Groove explica quebra-cabeças e faz balanço da era "Affair"

E Aí, POPline? Gloria Groove é a convidada do game show desta sexta, (22)!

Astro do TikTok, Jason Derulo aposta na coreografia em clipe novo

Astro do TikTok, Jason Derulo aposta na coreografia em clipe novo