Menu
in ,

Coronavírus: além dos shows, artistas brasileiros pausam atividades, incluindo lançamentos e gravações

Governos limitam a imigração e desembarque nos aeroportos é feito com auxílio de equipes de saúde, proíbem aglomerado de pessoas. Empresários adotam o home office, restaurantes funcionando em horário diferenciado, escolas fechadas ou de sobreaviso, promotores de evento cancelando turnês e festivais. O mundo está em alerta – e em pausa – por causa da pandemia de coronavírus. São mais de 145 mil casos no mundo, no Brasil 107 confirmados (e contando).

Foto: Getty Images, uso autorizado POPline

No entanto, o impacto vai muito além das ações presenciais. O POPline apurou e, aqui no Brasil, o planejamento das gravadoras está de cabeça para baixo. Coletivas que estavam em produção estão sendo reprogramadas, gravações de clipes estão sendo remanejadas e lançamentos agendados (e mantidos em sigilo) podem ficar ainda mais pra frente. O impacto afeta não apenas a divulgação da música em si, mas também a agenda do que iremos ouvir de novidade daqui pra frente. Além do artista, gravadoras e fãs, pessoas ligadas ao terceiro setor e que prestam serviço, como fornecedores, também saem prejudicados.

Para a próxima semana, artistas e gravadoras estão cancelando várias ações de lançamentos previstos no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, uma cantora pop estava com tudo pronto para lançar seu novo clipe em uma festa num motel de luxo – os convites chegaram a ser enviados. Uma outra estrela nacional tinha uma coletiva de imprensa marcada para próxima terça-feira no escritório de uma grande plataforma de streaming, mas também desistiu de fazer. Gravações de videoclipe também estão sendo impactadas – ainda que seja uma atividade de pequeno porte, que não envolve público necessariamente, rodar um clipe nos próximos dias se tornou uma tarefa impossível e ainda mais cara. “Está complicado montar logística. A maior dificuldade é alinhar fornecedores e montar time de prestadores de serviços”, conta uma produtora, que não quis se identificar, ao POPline.

Também recebemos a informação do adiamento de um álbum bastante aguardado pelo público brasileiro. Em respeito ao artista, que não tinha comunicado a data de lançamento ainda, decidimos não associar o nome. “O impacto no lançamento de músicas, ainda que vivemos na era do streaming, vai acontecer. Não tem clima para grandes lançamentos e é um grande risco para o artista, uma vez que se o projeto fracassar poderá ter sua carreira associada à pandemia.”, pontua um diretor de uma gravadora, que também não quis se identificar, ao POPline.

Compartilhe:

Sair da versão mobile