Em apoio ao Dia Internacional da Mulher, o Spotify lança o EQUAL – novo compromisso global da plataforma dedicado a promover a equidade em áudio para as mulheres e celebrar suas conquistas.
O Spotify EQUAL irá destacar artistas e criadoras de podcast local, regional e internacionalmente, por meio de parcerias globais, ativações, novas experiências de conteúdo e suporte dentro e fora da plataforma. Para saber mais, confira este manifesto em vídeo criado pelo Spotify:
Artistas e criadoras femininas estão reunidas no lançamento do Hub EQUAL, um hub com playlists de destaque do Spotify e de parceiros
O Hub EQUAL é um espaço dedicado na plataforma para destacar as criadoras e permitir que os fãs consumam suas músicas e podcasts. A iniciativa global se estenderá para além do mês de março, durante o ano todo.
Mais de 200 das principais playlists do Spotify em todo o mundo, como Top Brasil, Esquenta Sertanejo, Funk Hits e Today’s Top Hits, contarão com mulheres em todas as capas para celebrar e ampliar o alcance na plataforma, garantindo que ainda mais usuários tenham a oportunidade de ouvir e conhecer.
Alguns dos parceiros do Spotify, iniciativas sem fins lucrativos, incluindo Girls Make Beats, She’s The Music, Sound Girls, GLAAD, Color of Change, Women in Music e Women’s Audio Mission, criarão playlists exclusivas no Spotify, destacando artistas que estão liderando e moldando o futuro da música.
Novas iniciativas para mulheres no Spotify
A fim de ampliar as histórias de mulheres, o Spotify lança o WOMN, um novo programa de música e talk show com episódios lançados ao longo do dia 8 de março: um grupo diversificado de mulheres criadoras, influenciadoras e figuras culturais discutirá conteúdos focados na mulher e compartilhará suas reflexões pessoais. As vozes dinâmicas incluem Tokimonsta, Jenny Lorenzo – apresentadoras do Spotify’s Dope Labs – Titi Shodiya e Zakiya Whately, Jazzmyne Robbins e muito mais.
O Spotify também reitera o seu apoio às vozes das mulheres com o novo Conselho EQUAL apenas para convidados: composto por 15 organizações de todo o mundo, o conselho do Spotify fornecerá a cada uma delas uma doação única e trabalhará, em conjunto, maneiras tangíveis de tornar a indústria do áudio mais justa.
Em abril, a plataforma lançará o programa de música global EQUAL, promovendo a igualdade para as mulheres em 50 países, do Japão à Argentina e da Malásia ao Reino Unido. Também desenvolverá o sucesso de programas como Sound Up e EQL, que oferecem novas oportunidades para mulheres criadoras de áudio.
Além disso, o Spotify celebra as mulheres artistas e criadoras de podcast mais ouvidas em todo o mundo. Com base em dados de streams de 1° de janeiro a 22 de fevereiro de 2021, Taylor Swift ocupa o primeiro lugar do ranking com mais de 2,3 bilhões de streams. Quando os assunto são os podcasts, o Crime Junkie, apresentado por Ashley Flowers e Brit Prawat, é o show apresentado por mulheres mais ouvido em todo o mundo, seguido por Call Her Daddy, de Alex Cooper. Confira o ranking global:
• Top 10 mulheres com maior número de streams no mundo (1º de janeiro a 22 de fevereiro):
- Taylor Swift
- Ariana Grande
- Dua Lipa
- Billie Eilish
- Sia
- Rihanna
- Lady Gaga
- Halsey
- Karol G
- BLACKPINK
• Top 10 podcasts com protagonismo de mulheres com maior número de streams no mundo (1º de janeiro a 22 de fevereiro):
- Crime Junkie
- Call Her Daddy
- Archewell Audio
- My Favorite Murder with Karen Kilgariff and Georgia Hardstark
- Unlocking Us with Brené Brown
- Caso 63
- Up First
- Morbid: A True Crime Podcast
- Anything Goes with Emma Chamberlain
- The Journal.
Já aqui no Brasil, a artista com maior número de streams no período – 277 milhões – é a rainha da sofrência, Marília Mendonça. Enquanto, o Café da Manhã, apresentado pela jornalista Magê Flores, encabeça o ranking dos podcasts apresentados por mulheres mais ouvidos do país.
• Top 10 mulheres com maior número de streams no Brasil, nesse mesmo período, foram:
- Marília Mendonça
- Luísa Sonza
- Maiara & Maraisa
- Anitta
- Ariana Grande
- Ludmilla
- Dua Lipa
- ANAVITÓRIA
- Taylor Swift
- Lady Gaga
• Top 10 podcasts com protagonismo de mulheres com maior número de streams no Brasil, nesse mesmo período, foram:
- Café da Manhã
- Juntos em Adoração com Gabriela Rocha
- O Assunto
- Filhos da Grávida de Taubaté
- Respondendo em voz alta
- Autoconsciente
- Modus Operandi
- Meditação Guiada
- Calcinha Larga
- É nóia minha?