Conheça os 9 músicos que acompanham IZA na série “Criatividade Tropical”
Jovens emergiram de guetos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Paraíba.
A palavra de ordem é criatividade. E a liberdade para criar, dentro de um coletivo onde todos se ajudam e vencem juntos, é o mote da série “Criatividade Tropical: Abre as portas para o Gueto“, que estreou nesta terça-feira (26) no Globoplay. O projeto desenvolvido entre a marca de cerveja Devassa com a cantora IZA mostra o processo de co-criação entre nove jovens músicos oriundos de periferias de todo o Brasil. Que tal conhecer um pouco mais sobre cada um deles?
LEIA MAIS:
- O sonho e a coletividade pautam a série “Criatividade Tropical” estrelada por IZA
- IZA apresenta jovens talentos na série “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto”
Stefanie é natural de Santo André, em São Paulo. Cantora e compositora, teve seu primeiro contato com a música ainda na infância por conta do avô, que presidia uma escola de samba. Ela é uma expoente no rap nacional e já colaborou com nomes como MV Bill, Emicida, Rincon Sapiência e Cynthia Luz nas músicas “Selvagem” e “Poetisas no Topo 2“. Ela também integra o grupo Rimas e Melodias.
Leo Oliveira é um percussionista de Salvador. Ele foi introduzido ao samba por influência do irmão, que integra um grupo do gênero. O aprendizado, por sua vez, é fruto de sua participação na Associação Pracatum, criada por Carlinhos Brown, e que já formou mais de 15 mil músicos. Ele já foi músico acompanhante do cantor Denny Denan, atual Timbalada, e em agosto do ano passado lançou “Realidade Percussiva” no YouTube.
Nanny Santos também é de Salvador e se destaca como percussionista — além da formação em Design. Seu caminho na música começou ao tocar panelas junto do irmão, que também é percussionista. Seu talento a levou a desfilar no Cortejo Afro, tradicional bloco do carnaval de rua de Salvador.
Melk é o nome artístico de Melquisedec da Silva Conceição, um violinista que ganhou fama pela mistura da música clássica com o funk. O jovem cresceu em Belo Horizonte, onde ainda na adolescência começou a tocar o instrumento em um projeto da escola pública em que estudou. Dentre suas versões, estão “Oh Juliana” do MC Niack e “Eterna Sacanagem” do Jottapê.
Italo Viana é o representante de João Pessoa, na Paraíba, em “Criatividade Tropical – Abre as Portas Para o Gueto“. Ele chegou à música por meio de histórias narradas por um dos avôs, o que lhe despertou a paixão pelo som e suas melodias. Mestre em Música pela UFPB, já acompanhou diversos artistas, como a cantora Simone, e hoje trabalha com gravações em estúdio e online. O baixista é professor e toca com artistas dos mais variados gêneros em João Pessoa.
Lukinhas, conhecido também como LK, é do Rio de Janeiro e hoje se dedica à música como cantor, compositor e produtor. A trajetória começou aos 12 anos, quando ganhou um violão do pai, e vem acompanhada de um sucesso emergente. Ele tem mais de 776 mil ouvintes no Spotify e ganhou fama com a música “Pipa Voada“, uma parceria entre Emicida e Rashid.
Sabrina Azevedo também é do Rio de Janeiro e canta, compõe e produz — além de atuar e se dedicar a poesia. Ela é bicampeã estadual e campeã nacional de poesia e idealizou o projeto NósdaRUA. Seu pai a incentivou na música pelo universo das escolas de samba.
Rafael Porrada é de Lauro de Freiras, na Bahia, fez seu nome como compositor e é responsável por alguns sucessos na cena nacional. Ele leva os créditos nos hits “Toma que Toma” de Léo Santana e “Tururum” do Parangolé. Hoje também aposta na carreira como cantor pela influência da mãe.
Já Izandra Machado é de Vila Farrapos, Rio Grande do Sul, e atua como professora de música, violinista e empresária. Ela se aproximou da música com o avô, que tocava percussão, e da avó, que cantava e declamava poesia. Logo, sentiu a necessidade de se aprofundar ainda mais e aprendeu a tocar o instrumento em projetos sociais locais. Hoje é co-fundadora do Brota Lab – Comunicação e Empreendedorismo Musical.
View this post on Instagram
Uma publicação compartilhada por Izandra Machado Violinista (@izamachadoviolino)
A série é idealizada pela agência HNK Lab, com produção da Trace Brasil, produção executiva e criativa de Alberto Pereira Jr, pós-produção e finalização de Mia Lab, além de assistentes de direção e roteirista pretas. A obra tem curadoria de talentos da Digital Favela e estratégia de mídia digital da iProspect (Red Star).
Conteúdos exclusivos em primeira mão como vídeos de bastidores, erros de gravação e até mesmo o resultado final desta música colaborativa já estão disponíveis no hotsite criado pela Devassa.
Assista ao trailer de “Criatividade Tropical: Abre as portas para o Gueto“: