A canção “Zitti e Buoni” causou estranhamento nos ouvintes mais desavisados ao aparecer do lado das músicas de Olivia Rodrigo e Justin Bieber no ranking global do Spotify. O rock pertence a banda italiana Maneskin, campeã do Eurovision, festival europeu de música que aconteceu neste sábado (22/05), em Roterdã, na Holanda. Essa é a terceira vitória da Itália no festival, a primeira após 31 anos.
Além de alcançarem a 9ª posição nos charts, a música também foi a canção italiana que mais recebeu streams em um dia. O single do álbum “Teatro d’ira” foi reproduzido mais de 3,8 milhões de vezes na plataforma de streaming. Confira a performance do grupo na final do festival, retomado neste ano depois do cancelamento da última edição devido a pandemia:
Nas redes sociais, o grupo comemorou os excelentes resultados nas plataformas: “o rock nunca morreu”, escreveu a banda no Instagram. O vocalista da banda Damiano David foi acusado de usar cocaína durante a final. Um vídeo em que ele se abaixa, próximo a uma mesa, começou a circular nas redes sociais.
Em coletiva de imprensa, o grupo negou todas as acusações, disse que David se abaixou para analisar um copo que havia se partido, e se ofereceu para fazer um teste toxicológico. O resultado do exame foi divulgado nesta terça-feira (25/05) e concluiu que o membro não usou drogas durante o evento.
Além de Damiano, a banda é formada por Victoria De Angelis, Thomas Raggi e Ethan Torchio. De Roma, eles ganharam popularidade ao participar da versão italiana do The X-Factor. Mesmo não ganhando a edição, assinaram um contrato com a Sony Music Itália para o lançamento do primeiro EP “Chosen“, de 2017.
Com participações em programas de televisão, lançaram o álbum “Il ballo della vita” em 2018, que chegou acompanhado de um documentário exibido nos cinemas do país. Com a faixa que os coroou em Roterdã no último final de semana, o grupo também venceu, em março, o tradicional Festival de Sanremo.