Representante do reggae feminino no Brasil, Laylah Arruda é uma das convidadas do programa “HERvolution” desta terça-feira (22). Cantora e compositora, ela se destaca entre as artistas do gênero musical, levando consigo trabalhos notáveis e de grande importância para representatividade das mulheres.
Laylah iniciou seu caminho pela música ainda jovem, com 12 anos de idade. Ela cantava em um coral e se aventurou em gravações no rap até se entregar ao reggae. Já são mais de dez anos de estrada, com passagem marcante pelo Sound System Quilombo Hi-Fi — foi uma das fundadoras — e até marco histórico: ela se tornou a primeira cantora do gênero do país a ter uma música prensada em vinil, com a canção “Olhem para África“, no formato compacto 7.
Já cantou ao lado de grandes nomes, como os jamaicanos Earl Sixteen, Eek a Mouse e Sister Nancy, além de ter se apresentado com as bandas Mantra, Qg Imperial e Ba-Boom.
Em 2016 lançou seu primeiro álbum “Amalgama“, com 12 faixas. No mesmo ano, fundou o Feminine Hi Fi, primeiro selo brasileiro dedicado às mulheres do reggae, ao lado de Renata Aguiar (que atende pelo codinome de Rude Sistah), Andrea Soriano (conhecida também como Lovesteady) e Daniella Pimenta (a Dani I-Pisces).
O projeto foca na presença massiva feminina nas seleções propostas no cenário reggae que conta com a maioria masculina, e no qual as mulheres vêm há anos trabalhando para abrir seu espaço. O primeiro material lançado foi a música “Loba Leoa (Rugido Ecoa)” da própria Laylah, que canta sobre sua trajetória.
“Não minimiza a força de uma menina feminina, primeira mão que acaricia / Não me diga, eu sei / Só eu sei por onde andei / O quanto de padrão quebrei / Não entende, sai por onde entrei”, diz os versos da música.
Vale o destaque também para as habilidades de Laylah como professora. Em março deste ano ela criou o “Ecoa Vocal“, uma página no Instagram para oferecer aulas de canto, preparação e direção vocal para gravação, e até orientação para rap.
HERvolution
Em sua participação no “HERvolution”, que vai ao ar toda terça-feira às 23h30 no canal RedeTV!, Laylah estará no quadro “Estudio Her” para cantar a música “Heartbeat” em parceria com a cantora Regiane Cordeiro.
O programa é idealizado por KondZilla, que promete alavancar e engajar a carreira de jovens mulheres do funk, do rap e do trap nas favelas. Apresentado com descontração e bom humor pela cantora e compositora Mila, o programa é delas, feito por elas e para todxs, como se fosse uma confraria de amigas que se reúnem para bater papo numa conversa íntima e divertida.
Além da participação de Laylah, o “HERvolution” também contará com um especial LGBTQIA+, com um top 5 de artistas que contribuem para comunidade. Já no quadro “Com que roupa eu vou”, a diretora da marca Kayla Plus Size fala sobre como sua mãe influenciou na marca que ela toca. E, em uma dinâmica com Mila e Isa Silvério, elas brincam de adaptar roupas de passarela para o dia-a-dia.
O “Girl Boss” dessa semana conta Ana Fontes da Rede Mulher Empreendedora, que ala da onde saiu a necessidade de criar o projeto, suas dificuldades e experiências na trajetória como empreendedora. Já no quadro “Bairro Delas”, Mila
No “Meu Direito”, a repórter Fernanda Corre Rua fala sobre educação. A fundação Malala e a fundação Julita são as entrevistadas da vez. Fatores como desigualdade social e gênero influem na vida das pessoas. E, por fim, no “Banheiro Feminino”, duas mulheres falam sobre situações de crise no banheiro.