Em menos de um mês, “Renascer” fará sua estreia na programação da Globo. O remake da novela, originalmente exibida em 1993, manterá a trama de Buba, uma personagem que, à época, era definida como hermafrodita (atualmente, o termo correto é intersexo). Para a nova versão, o papel passou por mudanças para se adaptar à realidade dos dias atuais. Conheça um pouco da história!
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Renascer: Entenda a trama da nova novela das 21h da TV Globo
- Conheça as próximas novelas da Globo para 2024
- Próxima novela das 19h da TV Globo tem nome definido; saiba qual é!
Na releitura, que foi escrita por Bruno Luperi, Buba será uma mulher trans. Antes, na trama original, a personagem era intersexo, ou seja, uma pessoa que nasce com variações biológicas que não se encaixam no padrão binário.
A mudança foi decidida em busca de explorar mais a diversidade dentro da trama da personagem. Para isso, Gabriela Medeiros, que é uma mulher trans, foi escalada para assumir o papel. “A Buba respinga em minhas vivências pessoais. As cenas são reais e muitas meninas trans passam pelo que a Buba passa, principalmente quando recai em uma camada afetiva amorosa”, disse ela ao gshow.
Em 1993, Buba foi vivida por Maria Luisa Mendonça. O resultado do trabalho da atriz fez com que sua personagem se tornasse um destaque entre o público que acompanhava a novela, mesmo sendo um papel secundário.
A personagem surgirá na segunda fase da novela, quando Marcos Palmeira assumir o papel de José Inocêncio. Buba se envolverá com José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos do fazendeiro, que estará em crise no casamento com Eliana (Sophie Charlotte).
Durante a novela original, a história de Buba foi envolvida em dificuldades e mistérios. Isso, inclusive, deve seguir na adaptação da história. A personagem foi expulsa de casa pelo pai que, por conta de uma mente fechada, não aceitará a “feminilidade” do “filho”.
O preconceito, no entanto, continuará durante a relação com José Venâncio. Afinal, ele terá dificuldade para entender a condição da personagem. Enquanto isso, ela também terá que lidar com a sociedade e o seu desejo de ser mãe, uma vez que não pode gerar filhos.
“Renascer” estreia em janeiro de 2024!
“Renascer” é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A produção, que substituirá “Terra e Paixão” na faixa das 21h, será lançada em 22 de janeiro. Nomes como Juliana Paes, Juan Paiva, Duda Santos, Humberto Carrão, Xamã, Vladimir Brichta, entre outros, fazem parte do elenco.
A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.