Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Conheça os curadores do Edital Natura Musical 2022

A plataforma reuniu um time com 21 profissionais da música, composto por artistas, jornalistas, produtores e DJs das cinco regiões do país para recomendar os projetos que receberão patrocínio no próximo ano
Foto: Logo/Divulgação

A 17ª edição do Edital Natura Musical teve quase 30 dias de inscrições e que irá injetar R$ 6 milhões em propostas autorais de todo o país. Neste período, foram quase 2.500 projetos inscritos, sendo 155 na nova categoria Música Brasileira na América Latina, 782 na categoria Circulação e 1557 na de Novos Trabalhos.

No Edital Nacional, a plataforma teve 1887 inscritos, sendo 218 da região da Amazônia Legal, e nos regionais, a Bahia teve 202 candidatos, Minas Gerais bateu a marca dos 159, Rio Grande do Sul fechou com 156 e o Pará, com 90 projetos. A curadoria, que se renova a cada ano, é composta por uma rede de profissionais das mais variadas regiões do país e de diversos segmentos do mercado da música. 

 

Conheça os curadores do Edital Natura Musical 2022

Em cima, B.art, Billy Saga, Carol Tucuju e Chico Correa. Na segundo fileira, DJ Donna, Erick Terena, Fatini Forbeck e Gean Ramos. Foto: Divulgação

Leia Mais:

Neste ano, o time será composto por: B.art (RS), artista e produtora; Billy Saga (SP), rapper; Carol Tucuju (AP), antropóloga e DJ; Chico Correa (BA/PB), produtor musical e pesquisador; DJ Donna (DF), DJ e produtora; Eric Terena (MS), DJ e ativista; Fatini Forbeck (MG), produtora e jornalista; Gean Ramos (PE), artista indígena e articulador cultural; Keke Bandeira (PA), produtora audiovisual e ativista PCD; Laura Damasceno (MG), jornalista e curadora; Marcelo Castello Branco (RJ), executivo do mercado musical e do Grammy Latino; Monique Lemos (BA/SP), produtora e ativista; Naila Agostinho (RJ), especialista em negócios digitais – Sony; Navalha Carrera (RJ), produtora musical; Raquel Virgínia (SP), artista e empresária; Rico Dalasam (SP), rapper; Titi Piccoli (RS), produtor cultural; Ubunto (BA), produtor musical; Victor Xamã (AM), artista, Zeca Camargo (SP), jornalista e apresentador e Zek Picoteiro (PA), produtor cultural e DJ.

Conheça os curadores do Edital Natura Musical 2022

Na primeira fileira, Keké Bandeira, Laura Damasceno, Marcelo Castello Branco e Monique Lemos. Já na segunda, Raquel Virginia, Naila Agostinho, Rico Delasam (Foto: Larissa Zaidan) e Titi Piccoli. Foto: Divulgação

Conheça os curadores do Edital Natura Musical 2022

Ubunto (Foto: Victor Takayama), Zeca Camargo, Zek Picoteiro e Victor Xamã. Foto: Divulgação.

 “A cada ano, reunimos na curadoria do Edital Natura Musical um time que tenha sensibilidade para encontrar nesse universo de projetos a riqueza da produção contemporânea e distribuir os recursos de forma transparente e responsável. São profissionais de diversas regiões do Brasil, de diferentes segmentos do mercado musical e que carregam em si uma pluralidade de vivências e linguagens. O olhar atento desse time reconhece artistas e coletivos que já tem um impacto significativo ao mesmo tempo em que projeta novos caminhos”, complementa Fernanda Paiva.

Natura Musical: live com Fernanda Paiva aborda edital de 2021

Fernanda Paiva – Head of Global Cultural Branding da Natura | Foto: Divulgação

Raio X do Edital Natura Musical

A seleção do Edital Natura Musical tem como premissa a representatividade. Desde 2021, no processo de inscrição, os proponentes são convidados a preencher uma autodeclaração de suas lideranças. Esse censo dos projetos inscritos cria um retrato da diversidade no universo da plataforma. Neste ano, dos projetos inscritos, 88% são de liderança feminina, 73% negra, 66% LGBTQIAP+, 13% de indígena e 12% de pessoas com deficiência.

“A cada ano evoluímos os nossos processos, categorias, formatos e critérios para incorporar de forma mais contundente a visão de inclusão e impacto positivo. Em 2022, esse compromisso continua rendendo frutos, com representatividade na liderança dos projetos e equipes, além ações concretas de inclusão, acesso e sustentabilidade. Entendemos que o Edital também é um espaço importante para apontarmos novos caminhos para o mercado e esse mapeamento é importante para avaliar a efetividade das nossas ações”, pontua Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Ao todo, Natura Musical disponibiliza R$ 6 milhões de reais em fomento, sendo R$ 2 milhões para projetos em âmbito nacional e de conexões com outros países, R$ 1 milhão para Minas Gerais (via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – LEIC), R$ 1 milhão para Bahia (via Lei FazCultura), R$ 1 milhão para o Pará (via Lei Semear) e R$ 1 milhão para o Rio Grande do Sul (via Lei Pró-Cultura). Em 2022 a Natura Musical reafirma seu compromisso com a região Amazônica, com investimentos de 20% da verba do Edital Nacional voltados para iniciativas na região, além do R$ 1 milhão destinado ao Pará com a Lei Semear.

Histórico Natura Musical

Natura Musical é a plataforma cultural da Natura que desde 2005 valoriza a música como um veículo de bem estar, conexão e transformação pessoal e coletiva. Já são mais de R$184 milhões investidos em 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que revelam a pluralidade da cultura do país. 

Em 2021, a plataforma fomentou mais de 100 projetos artísticos, lançando 280 produtos culturais, entre novos álbuns, EPs, álbuns visuais, lives, festivais, projetos de capacitação e desenvolvimento do mercado cultural.

Artistas da nova geração  como Linn da Quebrada, Djuena Tikuna, Emicida, Juçara Marçal, Rico Dalasam, Letrux, Tuyo, entre outros,  já foram patrocinados pela plataforma. Ao mesmo tempo, a plataforma apoia projetos emblemáticos de veteranos da música brasileira: é o caso de João Donato, com ‘Serotonina’, Elza Soares, em ‘A Mulher do Fim do Mundo’, Dona Onete, com ‘Rebujo’, por exemplo.

 Em 2017, como uma forma de ampliar seu impacto, Natura Musical expandiu a sua atuação, inaugurando a Casa Natura Musical. Em cinco anos de atuação, já passaram pelo palco mais de 500 artistas, que representam toda a diversidade da música brasileira, com um público de mais de 250 mil pessoas. Além disso, expandiu a frente de parcerias com festivais espalhados pelo país, como Festival Coquetel Molotov (PE), Coala Festival (SP), Sarará (MG) e Timbre (MG), fomentando as cenas locais e ampliando a criação e expansão de público.

 Ainda no ambiente digital, a plataforma lançou em 2021 seu primeiro podcast batizado como ‘Nos Encontramos na Música’. O programa traz convidados para falar sobre diversidade, ancestralidade, empoderamento, comunidade e discutir o papel fundamental da cultura na construção de um mundo bonito, sustentável, igualitário e inclusivo. Nomes como Gilberto Gil, Emicida, Linn da Quebrada, Letrux, Ailton Krenak, Elza Soares, Rico Dalasam, entre outros, são os convidados da primeira temporada. A apresentação é da jornalista Sarah Oliveira

Destaques

#Noticias

Antes mesmo de se tornar o maior hit da discografia de Miley Cyrus – até então -, “Flowers”, datada de janeiro de 2023, já...

#Noticias

A música “Popular”, original do musical da Broadway ““Wicked”, ganhou uma nova versão na voz de Ariana Grande. A cantora dá vida à bruxa...

#Geek

Lindsay Lohan grava música para o filme "Sexta-Feira Ainda Mais Louca", que estreará em 2025.