Que a Coreia tem uma tradição de registrar altos números em vendas de cópias físicas, isso já é conhecido, vide o nível de vendas associado aos representantes do K-Pop, como BTS ou EXO. Mas, a surpresa desse ano, em meio a pandemia, foi Kim Hojoong, cantor de música clássica que bateu 500.000 cópias físicas vendidas em pré-vendas no lançamento do seu álbum The Classic.
Em um mercado dominado pelo streaming, a força das vendas físicas no mercado asiático é impressionante. No Brasil, a indústria também se mostrou forte em 2020, com o crescimento no número de buscas do Google seja por músicas em formato físico ou leitores de cd e nos acervos de Lojas como a Regards, veja mais acessando aqui.
Com esse número, Kim Hojoong registrou um dos maiores sucessos globais de álbuns do ano com o álbum produzido e distribuído pela Warner Music Korea. Simon Robson, presidente da Warner Music Asia, declarou que, com certeza, este será o maior álbum clássico do ano em todo o mundo e destacou que Kim está mostrando a qualidade e diversidade da música coreana, para além do K-Pop.
“Esta é uma conquista incrível. É ótimo que a Warner tenha sido capaz de ajudar Kim Hojoong a alcançar novas alturas e ter o potencial de estar no Top 10 da parada de álbuns global de 2020 com seu último lançamento”.
Sobre Kim
Com 28 anos de idade, Kim Hojoong chegou ao estrelato depois de competir nas finais do reality show sul-coreano Mr Trot, no início deste ano. Com isso, o cantor ganhou uma grande base de fãs e foi até apelidado de ‘KTrot Idol’ pela mídia. Ele lançou seu álbum de estreia, Our Family, uma coleção de canções de trot – gênero da música pop coreana, reconhecida como sendo a forma mais antiga de música pop no país, em agosto e gerou mais de meio milhão de vendas até agora.
Neste novo álbum clássico, Kim mostra suas interpretações para alguns dos maiores nomes da música clássica de todos os tempos, como ‘Nessun Dorma’ de Puccini a ‘O Sole Mio’ de Cápua. O disco foi gravado em Seul, em setembro, com a Orquestra Coreana Coop.