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Conheça as estratégias do lançamento da Pabllo Vittar

“Construímos um storytelling único no mercado para apresentar ao público essa música”, revela Diretora de marketing e promoção da Sony Music

Foto: Ernna Cost/Divulgação

A Pabllo causou um alvoroço na internet com suas jogadas de marketing focadas no lançamento de “Ama Sofre Chora” que aconteceu nesta sexta-feira (7). Teve anúncio de noivado, com direito a anel, fotos do casamento e ensaio pré-wedding, tudo isso no mês conhecido como “Mês das Noivas”.

O single é o primeiro lançamento do novo álbum que Pabllo vem trabalhando há meses para entregar ao público. Mais lenta e romântica, a melodia traz consigo influências do forró, gênero que influenciou e influencia a artista em muitos momentos, não só de sua carreira, mas de sua vida pessoal também.

“Ama Sofre Chora é uma música muito especial pro time da Brabo pois foi uma das últimas vezes pré pandemia que sentamos todos juntos para compor. A música já nasceu pronta, praticamente, e quando o processo é fácil e gostoso de fazer, essa energia é transferida diretamente para os ouvintes, espero que todo mundo ame essa música do mesmo jeito que a amamos”, disse o produtor Rodrigo Gorky.

Capa Single Pabllo Vittar | Foto: Ernna Cost/Divulgação

O POPline.Biz é Mundo da Música acompanhou todas as ações e traz depoimentos da equipe que gerencia a carreira da cantora para falar da estratégia por trás das ações promovidas no pré-lançamento da música.

Ações de Marketing

Preparar uma ação de marketing a altura da drag mais popular do mundo não é fácil. Tudo precisa ser assertivo, impactante para seu público alvo e surpreendente para os fãs. Só no Spotify, são mais de 5 milhões de ouvintes mensais. No YouTube, 7 milhões de inscritos acompanham a artista, que somam mais de 1,7 bilhão views em seus vídeos.

De acordo com a equipe de comunicação, a primeira ação, em plataforma de streaming, foi com a Deezer, que trouxe um spoiler com o nome da música, e depois com o Spotify, onde a Pabllo assumiu a capa da playlist Forró da plataforma.

Mas, antes disso, a artista aproveitou a sua apresentação no Big Brother Brasil para anunciar um noivado (que nunca existiu), e causou o maior burburinho da mídia. Para sustentar, deu com exclusividade uma foto para o Instagram Gossip do Dia, com mais de 5 milhões de seguidores, que mostrava a Pabllo vestida de noiva e até o anel de noivado. Na sequência, virou capa da Vogue, desvendando o mistério do casório.

“A intenção do nosso plano era trazer o personagem da noiva para fora do ambiente do clipe e cruzar as narrativas da vida real com a ficção, deixando os fãs e o público em geral curioso sobre o que de fato estava acontecendo. Ficou tudo muito orgânico!”, revelou Cristiane Simões, diretora de marketing e promoção da Sony Music – gravadora da Pablo.

“Com o anúncio de noivado no BBB 21 e uma série de ações online e off-line idealizadas por Pabllo e nosso time, nós construímos um storytelling único no mercado para apresentar ao público essa música que tem tudo pra ser um HIT”, completou Cristiane. Entre as ações citadas pela diretora, está o envio de um convite de casamento para imprensa anunciando a sua coletiva de imprensa, que foi realizada no Twitter Spaces e comandada pela equipe da Melina Tavares.

Foto: Reprodução

Bom, o que podemos dizer é que os primeiros resultados não mentem: a artista ficou em #1 TTs Brasil e Mundo, no Twitter; tem quase 650 mil plays e está em 14º lugar do TOP 200 no Spotifymaior debut de música solo em português de 2021; e já soma mais de 1,5 milhões de visualizações em menos de 24h no YouTube – está em #3 na categoria Music Brazil e em #1 nos vídeos em alta geral do Youtube BR. “E esse é apenas o início do novo projeto dessa artista incrível que só nos orgulha e ainda vai surpreender o Brasil e o Mundo com muita coisa boa por vir”, revela a diretora.

Para Yan Hayashi, um dos empresários da Pabllo ao lado Leocádio Rezende, sócios da Mataderos, este foi um lançamento muito esperado por toda equipe. Segundo ele, esta música marca uma nova fase da carreira da artista. “O primeiro single de um novo álbum é sempre um momento grandioso. Tudo partiu do sonho da Pabllo mesmo, que dividiu com a gente que sonhava estar vestida de noiva!”, conta Yan.

“A partir daí o mood do clipe foi criado e as equipes da Mataderos e Sony começaram a trabalhar nas estratégias de lançamento. Quando chegou o convite para se apresentar no BBB não tivemos dúvidas, era o momento que precisávamos para dar início ao lançamento e tudo se encaixou perfeitamente!”, completa o empresário.

A revelação de que tudo partiu do sonho da Pabllo, reforça a máxima de que criar um storytelling assertivo a partir da verdade do próprio artista faz todo o sentido na sustentação e sucesso do case. “Sem dúvidas foi um lançamento muito especial! Pensamos numa estratégia que pudesse chamar a atenção e engajar ainda mais o público, e a cada dia isso só foi aumentando. Estamos muito contentes com o resultado e todo apoio dos Vittarlovers. Muito grata a toda equipe que embarcou nesse projeto comigo. É o início de uma nova era que já começou com tudo”, comemora Pabllo.

Confira como foram as ações nas plataformas digitais:

Spotify: A cantora virou capa da playlist “Forró Nostalgia”, onde faz co-curadoria dos hits nostálgicos que a inspiram. Dentre as músicas disponíveis estão clássicos como: Você Nunca Me Amou (Banda Magníficos), Não Pegue Esse Avião (Cavaleiros do Forró) e O Que Tem Que Ser Será (Aviões do Forró).

Deezer: A Pabllo deu um spoiler da capa do novo single assinando uma playlist com os sucessos antigos da artista para aquecer os ouvidos dos fãs enquanto aguardavam o novo hit. A Deezer criou uma playlist que trazia dicas sobre o nome do novo single da drag queen mais popular do Brasil.