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Conheça os 5 passos fundamentais para sua marca avançar na jornada de transformação digital

Foto: Think With Google.

Uma pesquisa feita com consumidores brasileiros mostrou que 42% dos entrevistados dizem estar dispostos a mudar de escolha influenciados pelos resultados das buscas, como aponta o Think With Google. Esse montante se trata de pessoas que usam a internet para encontrar marcas que atendam às suas necessidades e produtos e serviços que sejam de fácil acesso.

Segundo o estudo, eles querem entregas rápidas e dão preferência a fornecedores que estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, são mais conectados, mais intencionais e mais impacientes.

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Segundo a pesquisa, o surgimento desse novo perfil se explica pelo avanço da digitalização no país. Desde 2020, houve um aumento de mais de 9 milhões de compradores na internet. 70% dos brasileiros dizem estar usando o Google mais atualmente do que antes da pandemia de covid-19. Por fim, a projeção de crescimento de faturamento do comércio eletrônico até 2027 é de 42%.

Foto: Think With Google.

A partir dos dados, pode-se perceber que o  resultado é que os consumidores estão vivendo uma mudança na maneira como se relacionam com as compras e, também, as marcas e os produtos, de acordo com a pesquisa. O Think With Google diz que o desafio que se impõe para as empresas é estar presente nos momentos certos e com as mensagens certas e para fazer isso é necessário apostar na transformação digital.

Os estudos mostram que a maturidade digital gera resultados expressivos. Marcas mais maduras viram a receita aumentar em 18%, os custos diminuírem em 29%, e o market share crescer duas vezes em comparação às mais novas

De acordo com o gMaturity, índice do Google que avalia a maturidade digital de negócios, 63% das empresas brasileiras avaliadas podem ser consideradas ‘conectadas’ e 3% estão no estágio ‘multimomento’, o mais avançado da escala.

Confira cinco conceitos para começar uma transformação digital na sua empresa, também conhecidos, segundo o Think With Google, como os 5 As: Analytics (mensuração), Automation (automação), Audiences (audiências), Assets (criativos) e Access (acesso):

1. Analytics (mensuração)

O Think With Google aponta que pedir os diferentes pontos de contato com o consumidor é fundamental para atribuir corretamente o aporte ao negócio. Para fazer uma mensuração bem-sucedida e que respeita a privacidade dos clientes, é importante investir em múltiplas tecnologias e metodologias para ter durabilidade e compreensão dos seus resultados no digital. Além disso, segundo a pesquisa, a empresa precisa apostar na agilidade para experimentar e se adaptar às mudanças.

Foto: Think With Google.

Um passo fundamental nessa etapa é diminuir a dependência de cookies ao captar e utilizar dados primários para alcançar os clientes que você já têm ou aqueles que podem ter interesse na sua marca. Soluções impulsionadas por Inteligência Artificial, como o Google Analytics, conseguem fazer uma mensuração em diferentes plataformas e canais com a ajuda do machine learning e potencializar ainda mais os seus resultados.

2. Automation (automação)

A Inteligência Artificial vai permitir que seja possível otimizar as operações de marketing para gerar crescimento com mais eficiência, como revela o estudo. A McKinsey avaliou os efeitos da Inteligência Artificial sobre o marketing e descobriu que 70% das empresas que a adotaram observaram um aumento na receita, e quase 28% teve reduções de custo.

Quanto mais madura é uma empresa, mais automação ela adota em sua estratégia, como consta no documento do Think With Google. Ao final desse processo, o que se espera são dados integrados e ativados entre os diferentes canais para alcançar jornadas dinâmicas direcionadas ao objetivo de negócio. Para ajudar nessa operação, é sugerido a solução Performance Max, que combina automação dos lances, otimização de orçamento, de públicos-alvo e criativos.

3. Audiences (audiências)

Chegar à pessoa certa no momento certo. Esse mantra, segundo o estudo, deve sempre estar na cabeça. Para realizá-lo, no entanto, o Think With Google diz é necessário organizar as informações que você tem para identificar, entender e influenciar os consumidores mais valiosos dentro do processo de compra e pós-compra.

Para isso, é sugerido estabeleçer uma base de audiências que seja mais longeva por meio de uma estratégia de ativação focada, por exemplo, na segmentação por lista de clientes. Ao utilizar insights de audiência para melhorar a segmentação criada por dados, você conseguirá atingir a visão holística de diferentes parcelas de consumidores.

4. Assets (criativos)

O Think With Google diz que nenhum dos passos anteriores será bem-sucedido, no entanto, se a marca não entregar experiências e mensagens que capturem a atenção do consumidor de acordo com os objetivos de negócio.

Foto: Think With Google.

O estudo revela que bons criativos têm o poder de destravar oportunidades para gerar mais conversões, otimizar melhores práticas, além de possibilitar maiores vantagens competitivas em performance. Isso sem contar que dão a chance de experimentar e aprender sobre como converter com diferentes audiências. O Google tem uma ferramenta que ajuda a medir a qualidade do anúncio e dá feedbacks sobre a relevância e a diversidade das mensagens, acesse aqui.

5. Access (acesso)

O Think with Google mostra que para colocar tudo isso em prática, sua marca precisa encontrar e comprar eficientemente os inventários necessários para alcançar o consumidor e, assim, conseguir entregar a mensagem mais relevante.

Diferentes soluções podem ajudar na otimização da performance e da gestão, como Display e Vídeo 360, que ajuda as equipes a executar campanhas de publicidade digital. Por sua vez, a solução de Campaign Manager 360 otimiza o desempenho da mídia e do criativo em todas as suas campanhas digitais. Por fim, Search Ads 360 fornece dados em tempo real e insights unificados das campanhas da rede de pesquisa.

Uma possível saída 

A jornada de transformação digital impõe inúmeros desafios às empresas, mas quanto mais tempo elas demoram para começar a trilhar esse caminho, mais difícil fica, é o que o estudo transmite. Esse é um processo em etapas, e cada passo tem valor, porque traz aprendizados importantes. Segundo o relatório, em um momento em que os consumidores estão mais intencionais, sai na frente quem estiver pronto para atendê-los durante toda a sua experiência de compra, o que só é possível com uma presença digital madura.

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