Foram quatro horas de arrepiar no circuito Barra-Ondina! Da primeira performance de “Saudade” em frente ao Farol da Barra à versão axé de “Shallow” da Lady Gaga no final do circuito: a gente conta tudo em resenha especial! Vem ler com a gente:
Fotos: Nara
A mamãe do ano Claudia Leitte começou com chave de ouro sua matatona de carnaval. A primeira missão da grávida de cerca de três meses foi agitar uma multidão pronta para dar o grito oficial de “já é carnaval” em Salvador.
Por volta das 19h, Claudia começou o desfile da “pipoca”, é assim que é chamado os trios sem cordas na folia baiana. É uma oportunidade do público curtir de pertinho os sucessos da cantora sem precisar investir em abadás. O show foi promovido pela Prefeitura de Salvador, que também ofereceu outros artistas no mesmo formato para o público de mais de 1 milhão de pessoas que se divertiu no circuito Barra-Ondina nesta quinta-feira (28).
O POPline acompanhou as quase quatro horas da “pipoca da Claudinha” e entendeu porque a cada ano a folia baiana se diferencia de outras cidades do país. Claudia Leitte tem uma trajetória que a cada ano fica mais interessante de acompanhar: conforme seu repertório aumentou, mais o público se sente envolvido durante o longo percurso. Embora cante, mais de uma vez, clássicos do axé e hits do momento – como “Jenifer”, de Gabriel Diniz – a setlist da sua apresentação é essencialmente baseado nos seus sucessos, seja da época do Babado Novo ou da sua carreira solo, que já tem mais de dez anos. Com todo esse gás e poder de liderança do público, fica fácil percorrer os dois bairros da extremidade da orla da capital baiana. Veja um vídeo exclusivo de “Táquitá”:
O tema do seu carnaval é Amazônia. O trio elétrico tem toda sua parte externa cenografado com elementos que remetem à floresta, já a parte interna tem as paredes grafadas com as cores da onça-pintada. Para o primeiro dia, o figurino de Claudia surpreendeu o público: em parceria com a produtora Marvel, ela se transformou em Capitã Marvel, para promover o filme de mesmo título que chega aos cinemas na próxima semana. Pelas redes sociais, Claudia pediu que o público fosse fantasiado de super herói. A galera atendeu ao chamado e se montou de heróis de quadrinhos como Capitão América, Homem Aranha, Thor, Homem de Ferro, entre outros.
A roupa da Capitã Marvel, assinada por Israel Valentim, era bem fiel ao figurino original da personagem, mas transformado em vestido para a cantora, como explicou o estilista: “A gente está trabalhando nessa roupa desde novembro. Yan (Acioli) e eu sentamos e desenvolvemos um tema para ela e pensamos em algo diferente e que ela viesse mais ‘diva’, usando menos body e mais vestidos de verdade. Foi aí que a Marvel nos convidou para vesti-la de heroína. Essa roupa azul era a mais fiel ao figurino original e uma outra roupa, que ela vai usar, seria mais autoral. Escolhemos esta, porque Claudinha precisava vir com uma roupa muito impactante no primeiro dia, então nós achamos que esta roupa causaria o que causou: ela está linda! Ela é uma mulher linda, tanto por dentro como por fora.”
A primeira apresentação de “Saudade” em frente ao emblemático Farol da Barra aconteceu logo no início do trajeto. A música, lançada no final de 2018, é a aposta dela para o carnaval e tem um apelo especial: é uma saudosa homenagem à história do carnaval da Bahia. “Performada” seis vezes durante o show, principalmente em frente às transmissões de TV, a música se tornou o ponto alto da “pipoca da Claudinha”. Junto com “Balancinho”, outra novidade da Claudia para o verão, os fãs piravam a cada performance.
Fotos: Nara
Já estávamos em Ondina quando Claudia executou “Corpo Molinho”, parceria com Ivete Sangalo lançada recentemente. É a primeira vez que as duas expoentes da axé music lançam um dueto em pleno carnaval – na verdade, uma outra parceria entre elas aconteceu no verão de 2014 para uma campanha publicitária. Poucas horas da pipoca sair, Ivete lançou o vídeo coreografia da faixa na internet. Portanto, era natural que a “lambada” entrasse no repertório. A resposta do público foi positiva e era possível ver, de cima do trio, o público fazendo os passos.
A surpresa maior veio no final da pipoca. A poucos metros do encerramento, Claudia mostrou que está antenada na cena pop e cantou “Shallow”, grande hit da Lady Gaga e Bradley Cooper para o premiado filme “Nasce Uma Estrela”. Com
batidas de axé no refrão e a letra na ponta da língua, ela confirmou que o carnaval de Salvador é o maior palco para um artista explorar sua versatilidade.
Gritando que a Claudia Milk cantou Shallow no bloco de hoje kkkkkkkkkkkk smash pic.twitter.com/3I0LZEe3TC
— Fefo (@Felipe_Oif) March 1, 2019
@ClaudiaLeitte tacou um axezão em “#Shallow” da @ladygaga! Massa! ❤❤❤#CarnavalClaudiaLeitte pic.twitter.com/czW2VdbTmZ
— CLAUDIA LEITTE UP (@portalclup) March 1, 2019
Encerrar o primeiro dia assim deixou a gente com uma ansiedade para saber o que vai sair dessa “caixinha de surpresas” nos próximos dias. Hoje, ela volta ao mesmo circuito com o bloco esgotado “Blow Out” – o desfile começa no final da tarde e o POPline estará lá mais uma vez! Acompanhe o #CarnavalClaudiaLeitte nas nossas redes sociais: /portalpopline no Facebook; @portalpopline no Instagram; e @popline no Twitter.