Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Confira os destaques da programação do Rio2C 2023 

Evento, que contará com a participação de mais de 1.200 palestrantes, acontece nos dias 11 a 16 de abril, na Cidade das Artes
Ludmilla, Kondzilla, Lyor Cohen e Gilberto Gil. Foto: Divulgação

O Rio2C 2023 apresenta um panorama dos temas mais relevantes à indústria criativa nos dias 11 a 16 de abril, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O evento contará com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. 

Rio2C: com mais de 37 mil participantes, edição 2022 supera expectativas

Rio2C. Foto: Divulgação/Rio2C

Leia Mais:

 O evento se divide em quatro eixos ao longo dos seis dias. Os Summits, que acontecem no dia 11 de abril, marcam o dia de abertura do Rio2C e abordam recortes específicos de programação como: marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes. A Conferência se concentra nos dias 12, 13 e 14 e aborda em seus painéis temas como audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros. 

Paralelamente à programação de palestras, a seção de Mercado traz oportunidades como pitchings e rodadas de negócios para criadores, executivos, investidores e startups ao estabelecer a ponte entre profissionais de diferentes setores da indústria criativa, incluindo audiovisual, música, editorial e games. Voltada ao grande público, a Festivalia realiza no fim de semana uma série de atividades, além de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.

O tema norteador desta edição é o conceito de soft powerque se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo.

“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo”,  afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.

Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C. Foto: Divulgação

 “Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, completa Rafael Lazarini.

 A palestra inaugural do evento será feita pela cantora multipremiada Angélique Kidjo, no dia 11 de abril. No painel intitulado ‘Vozes da Transformação’, a artista e ativista beninense conversa sobre humanidade, a música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afro-brasileira. 

Angélique Kidjo. Foto: Divulgação

 Na esteira da retomada cultural no país, a ministra Margareth Menezes fará no dia seguinte a palestra de abertura da programação da Conferência, na qual, junto com demais secretários da pasta, falará sobre a volta do MinC, as ações prioritárias do Ministério e a retomada do investimento no setor cultural. 

WME Awards 2022: Confira as profissionais da música indicadas

Margareth Menezes. Foto: José de Holanda

“O fortalecimento do setor cultural é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação da nossa identidade cultural. A volta do Ministério da Cultura é um passo muito importante nesse sentido e demonstra compromisso com a valorização da cultura e das artes. No Rio2C, acreditamos que a cultura é um vetor estratégico de transformação social e econômica. Por isso, estamos sempre empenhados em promover debates e ações que contribuam para o fortalecimento do setor e para o surgimento de novas oportunidades”, diz Rafael Lazarini

Rafael Lazarini, CEO e fundador do Rio2C

Rafael Lazarini, CEO e fundador do Rio2C

“Estamos ansiosos para entender as mudanças que estão por vir e entender os respectivos impactos para o setor. Nossa missão é colaborar para o fortalecimento da cultura no país e tenho a certeza de que, juntos, podemos construir um futuro mais próspero e criativo para o setor cultural brasileiro”, continua Lazarini.

Zé Ricardo, Roberto Medina e Rafael Lazarini no painel do Rio2C 2022. Foto: Divulgação/Rio2C

Destaques

#Mercado

A aclamada festa Love Paradise, símbolo de inclusão, celebração e da vibrante energia da disco e house music, inicia um novo capítulo com o...

#Mercado

Celebrando 20 anos de carreira, a Pedra Letícia está na estrada comemorando em grande estilo. Para incrementar ainda mais o momento, a banda vai...

#Noticias

O carnaval chegou e a festa em Salvador já está a todo vapor! Ontem (27), no primeiro dia oficial de folia na capital baiana, diversos...