Foto: Divulgação
in

Confira lista de documentários sobre os bastidores da música lançados em 2020

Do funk ao pop, passando pelo sertanejo, rap, pagode, gospel e K-pop, o ano de 2020 foi de muitos lançamentos não só na música, mas também no audiovisual. Artistas nacionais e internacionais aproveitaram o momento de baixa nos shows, por conta da pandemia ocasionada pelo coronavírus, para produzir documentários que mostram os bastidores de suas carreiras, turnês e até os processos de composição de seus álbuns.

Confira os documentários que o POPline.Biz é Mundo da Música selecionou para atualizar a sua lista de filmes:

1. Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem

Usando os bastidores do show no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019, como espinha dorsal, o rapper e ativista Emicida explora a produção do projeto de estúdio AmarElo e, ao mesmo tempo, a história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos. Dirigido por Fred Ouro Preto, o filme traz uma estética muito própria com animações, entrevistas e cenas de bastidores do show.

2. Anitta: Made in Honório (Netflix – 2020)

Neste documentário intimista, Anitta revela a mulher por trás da diva pop e fala sobre fama, trabalho duro, vida corrida e família. A cantora mostra que, por trás de cada hit, está a Larissa, uma mulher nascida e criada em Honório Gurgel no Rio de Janeiro, que não é perfeita e sabe disso, por isso faz questão de mostrar um lado seu sem filtro nenhum. A nova série conta com 6 episódios que abordam os momentos íntimos e profissionais de Anitta.

3. Folklore: The Long Pond Studio sessions (Disney+ – 2020)

O documentário traz o processo criativo para produção de Folklore, um dos mais recentes (e aclamados) álbuns lançados pela cantora Tayllor Swift este ano. Ao lado do produtor Jack Antonoff e os cantores Aaron Dessner e Bon Iver, Taylor apresenta as 16 faixas do trabalho, em ordem, e discute os significados por trás de cada uma delas. “Folklore” se tornou o primeiro álbum de 2020 a vender 1 milhão de cópias e tem rendido para cantora o top das paradas, além de seis indicações ao Grammy de 2021.

4. Amor Sertanejo (Netflix – 2020)

Em meio ao crescimento da música sertaneja no Brasil, Amor Sertanejo traz uma homenagem à história do gênero no país. Luan Santana, Michel Teló, Chitãozinho e Xororó e outros grandes nomes revelam os bastidores do gênero mais amado do Brasil e como o Sertanejo Universitário transformou-se num fenômeno do show business.

5. Tardezinha – Thiaguinho ( Globoplay – 2020)

A série documental mostra os bastidores do projeto musical ‘Tardezinha’. Idealizado por Thiaguinho e pelo ator Rafael Zulu, ‘Tardezinha’ promoveu, por quatro anos e meio, o encontro do cantor Thiaguinho com outros artistas no palco, interpretando clássicos do samba e do pagode dos anos 1990. A série, com quatro episódios, mostra desde o começo dos shows, bastidores, até a última apresentação do pagodeiro no Macaranã, no Rio de Janeiro.

6. Sandy & Junior – A História (Globoplay – 2020)

A série documental partiu de um vasto acervo caseiro de Sandy e Junior, mais de 250 DVDs foram compartilhados pela mãe da dupla, Noely. com gravações dos cantores em casa e em programas de TV. Em sete episódios, a obra apresenta registros da infância e da adolescência dos irmãos, momentos em família e gravação de discos e clipes. Os trabalhos em dramaturgia e os desdobramentos do sucesso dos irmãos no mercado publicitário também estão presentes, assim como o show no Rock in Rio de 2001 e a carreira internacional.

7. Ariana Grande: Excuse Me, I Love You (Netflix – 2020)

‘Excuse me, I love you’ é um documentário que acompanha a cantora Ariana Grande até a chegada aos palcos, em Londres, para a apresentação da Sweetener World Tour. O longa-metragem oferece aos fãs uma amostra dos bastidores da vida da artista, dos ensaios e das experiências na estrada.

8. Por Trás Daquele Som (Netflix – 2020)

Baseada no podcast de sucesso Song Exploder Criado em 2014 por Hrishikesh Hirway, a série nasceu com a premissa de desvendar como as canções são feitas, tal qual ocorria na versão original. Em Por Trás Daquele Som, é possível ir fundo no processo de criação e desvendar os pensamentos mais íntimos que inspiraram grandes canções. Participam da série artistas como Dua Lipa, The Killers, Nine Inch Nails, a mexicana Natalia Lafourcade, Michael Stipe (R.E.M.), Alicia Keys, Lin-Manuel Miranda e Ty Dolla $ign.

9. BLACKPINK: Light Up the Sky (Netflix – 2020)

As garotas da banda coreana BLACKPINK contam suas histórias e falam sobre os desafios que enfrentaram até finalmente estourarem no mundo da música. O documentário retrata a ascensão exponencial do grupo sul-coreano acompanhando o grupo desde o início de sua carreira até sua atuação no Festival Coachella de 2019, sendo o primeiro grupo feminino de K-pop a subir no palco.

10. Voices of Fire: Novas Vozes do Gospel (Netflix – 2020)

Nesta série documental, o Bispo Ezekiel Williams monta um coral gospel inspirador e multicultural com a ajuda do sobrinho superstar, Pharrell Williams, e sua equipe de líderes gospel enquanto viajam para a cidade natal de Pharrell, Hampton Roads, Virgínia, em busca de cantores talentosos para construir uma classe mundial coro gospel.

11. Happiness Continues: A Jonas Brothers Concert Film (Amazon Prime – 2020)

O filme mostra, com exclusividade, a vida na estrada dos Jonas Brothers durante a turnê Happiness Begins. Misturando trechos de shows da turnê que marcou o reencontro do trio, com filmagens de bastidores, Happiness Continues é a continuação do “Em Busca da Felicidade”, lançado em 2019, que conta toda a carreira do trio desde o início até as gravações do álbum Happiness Begins.

12. Hip Hop Evolution (Netflix – 2020)

Este ano foi lançada a 4 temporada da série documental Hip Hop Evolution, que traz entrevistas com MCs, DJs e produtores do hip-hop, mostrando a evolução do gênero dos anos 70 aos anos 2000. Nesta quarta temporada o sul dos EUA está representado incluindo Master P, Hotboys, DJ Screw, Three 6 Mafia, Lil Jon e outros.

13. A história do Rock na América Latina (Netflix – 2020)

A série documental conta a história do rock latino-americano, que, há 50 anos, vem resistindo a ditaduras, desastres e controvérsias. A partir de entrevistas, imagens de arquivo e muita música, os episódios mostram como o estilo surgiu, os obstáculos que enfrentou e sua evolução. Entre os artistas ouvidos pela produção, estão membros da banda argentina Soda Stereo, da mexicana Café Tacvba e da colombiana Aterciopelados.

14. Shawn Mendes: In Wonde (Netflix – 2020)

O documentário segue, em detalhes, a vida e carreira do cantor canadense de 22 anos, Shawn Mendes. O filme conta a história dele desde a época em que o artista se lançou com covers publicados no Vine até a última turnê – que aconteceu entre 2018 e 2019 -, a Shawn Mendes The Tour. Durante as cenas Shawn revela suas reflexões sobre fama, relacionamentos e planos futuros.

15. Hora de Acordar – Rashid (YouTube – 2020)

O documentário “Hora de Acordar” – mesmo título do EP de estreia de Rashid lançado em 2010, traz relatos contados com nostalgia e imagens de arquivo que mostram Rashid desde as primeiras batalhas, quando seus versos já arrancavam aplausos da plateia pela sagacidade e deixavam clara a afinidade dele com o microfone.

No radar para 2021

O ano de 2020 ainda nem acabou, mas já tem produção de documentário nacional pintando. Os Racionais MC’s anunciaram o documentário contando a história do maior grupo de rap do Brasil com previsão de lançamento para 2021, no Netflix. A produção contará como Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue se conheceram e vai mostrar a importância que o Largo São Bento, situado no centro de São Paulo, teve para a cultura hip-hop paulistana e como a cena criada no local ajudou na formação dos Racionais MC’s.

Escrito por Rafa Ventura

Funk no ranking

POPline.space: Jon Jon esteve em nossos estúdios pra falar sobre o “Funk no Ranking”. Confira!

Novo casal? Gabi Martins e Tierry dão indícios de namoro em viagem