in

Confira 3 dicas do Instagram para conhecer a audiência e conquistar novos fãs

Mais do que nunca é preciso ser e se manter relevante, veja dicas da plataforma para manter um bom desempenho

Foto: Solen Feyissa/Unsplash

Com o IGTV, Reels, Stories, o Instagram tem sido uma das principais fontes de engajamento e contato com fãs na música. Para isso, conhecer o seu público-alvo é fundamental para criar uma comunicação mais assertiva e vender mais, seja um produto ou uma ideia.

Afinal, não basta estar onde as pessoas estão: é preciso ser e se manter relevante. Para isso, identificar quem faz parte do seu público, observar e entender o comportamento dele pode ajudar a transformar as pessoas em clientes.

O Instagram separou três dicas para conhecer sua audiência, conquistar novos fãs e conseguir os melhores resultados na plataforma:

1. Defina o seu público

Para ter sucesso nas vendas de um produto ou uma música, é preciso primeiro saber quem pode ter interesse nele. Para isso, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Quem você está tentando alcançar?
  • Como é o seu fã ideal?
  • Que tipo de coisas podem interessá-lo no Instagram?
  • Que tipo de artista a pessoa pode seguir no Instagram?

Essas informações vão ajudar você a traçar seus próximos passos, preparar um plano e definir com quem você quer falar na hora de criar uma campanha!

 

2. Teste outras audiências

Quer saber se outras audiências podem se interessar pelo que você está vendendo? Teste! Você pode aproveitar algumas oportunidades para aumentar o alcance dos seus anúncios, como:

  • Expandir a localização ou testar locais diferentes;
  • Combinar idades e gêneros;
  • Testar novos interesses baseados na jornada de descoberta;

Assim, pessoas fora do seu público-alvo podem ser impactadas pelo seu anúncio e acabar convertendo também.

Lembrando que, se uma publicação fora de uma campanha não funcionou bem com o alcance orgânico, ela também não terá bons resultados se você investir nela. O ideal é colher as informações de desempenho das publicações.

 

3. Aproveite a aba Insights

Depois de criar a sua campanha para o público certo, o próximo passo é entender resultados e conhecer melhor quem se interessou pela sua marca. Na aba Insights, a ferramenta de análise de dados do Instagram, você encontra diversas informações sobre sua audiência, desde localização e gênero, até os dias da semana e horários que obteve maior engajamento – além de poder acompanhar em tempo real o desempenho das suas publicações.

Para acessar a aba Insights, você deve:

  1. Ir em Configurações;
  2. Clicar em Informações, um ícone na forma de um gráfico de barras.
  3. Nota: a aba Insights só está disponível no aplicativo para smartphones, não é possível acessá-la pelo desktop.

Para ajudar no seu planejamento de 2021, o POPline.Biz é Mundo da Música também trouxe dicas de criatividade do Instagram para seus vídeos e fotos, para conferir acesse aqui.