#BIZ

Conexões Sonoras discute bastidores da produção cultural

Alex Pinto (Isé Música Criativa), Luciana Adão (Oi Futuro) e a veterana produtora cultural Piti Canella são convidados do Podcast Conexões Sonoras. Foto: Alex (Rodrigo Cavalcanti), Luciana e Piti (Divulgação)

O Podcast Conexões Sonoras discute os bastidores da produção cultural. Para as conversas que contemplam as etapas de produção que antecedem um show memorável, a iniciativa baiana acaba de ser lançada no YouTube e conta com especialistas de diversas áreas, incluindo Fernando Anitelli (Teatro Mágico) e Almério, a produtora Piti Canella, o empresário Alex Pinto (Isé Música Criativa), Luciana Adão (Oi Futuro) e Rafa Ventura, Especialista em Jornalismo Cultural e Coordenadora de Jornalismo do POPline.Biz é Mundo da Música, entre muitos outros.

A proposta é passear pelos bastidores de um projeto cultural, abordando os diferentes estágios que envolvem sua realização, desde a idealização até a curadoria. Um projeto baiano, o Conexões Sonoras, foi escolhido como pano de fundo dos debates por atender ao quesito complexidade. O Conexões Sonoras realizou três edições em Salvador, com shows que conectaram artistas (locais e nacionais) através da votação do público, tendo de cada parceria nascido uma canção e um clipe.

Episódios Podcast Conexões Sonoras

O Podcast Conexões Sonoras foi concebido pela jornalista baiana Tatiane Freitas, realizada em parceria com a Ruffo Marketing Cultura e Arte. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Leia Mais:

Quem assume a apresentação são os produtores baianos Rafaela Moreira e Nando Mercês. O diretor da Ruffo, Jorginho Falcão, é o convidado fixo de todos os episódios por ter sido o idealizador do projeto cultural Conexões Sonoras, que dá nome ao podcast.

O conteúdo ficou muito interessante tanto para quem trabalha na área ou quer realizar um projeto cultural, quanto para os ouvintes que frequentam shows e eventos e têm curiosidade de saber o que rola por detrás dos palcos”, comenta Jorginho.

O episódio de abertura trata da concepção de projetos culturais e traz como convidada a produtora à frente da Multi Planejamento Cultural, Ana Paula Vasconcelos. O segundo discute as alternativas para financiar um projeto e conta com a participação de Luciana Adão (Oi Futuro) e Rafael Ferraz (British Council).

O terceiro fala de curadoria e elegeu Vince de Mira (Maquinário Produções) e Juliana Laguna (Flow Creative Core) para falar do assunto. O quarto episódio recebe a própria idealizadora do podcast, Tatiane Freitas, e a também jornalista especializada em jornalismo cultural, Rafaela Ventura, para falar das melhores estratégias de divulgação de um produto cultural.

O quinto episódio aborda diversas atividades relacionadas à produção de um projeto cultural, incluindo as etapas de execução de um grande evento, com um papo super curioso e cheio de casos de bastidores entre Piti Canella e o veterano produtor técnico Tio Bil.

Já o sexto se desdobrou em dois, o que se justifica pelos participantes especiais, Fernando Anitelli, Almério e MC Representativo (Banda Zuhri), artistas integrantes da grade do Conexões Sonoras. O assunto partiu dos desafios das parcerias propostas pelo projeto e chegou aos dias atuais, onde cada um fez da sua arte um escudo para enfrentar a pandemia.

O último episódio trouxe para a mesa de gravação um tema super atual: distribuição digital de lançamentos musicais. Para essa conversa valiosa, o podcast recebeu Alex Pinto (Isé Música Criativa), João Soares e Ricardo Leal, ambos do Selo Estelita. O encontro dos três abordou assuntos como registro de obras, planejamento de distribuição e rentabilidade para artistas em tempos onde impera o consumo de música através de plataformas de streaming.

Todos os episódios do Podcast Conexões Sonoras tratam dos temas propostos sem deixar de trazer a discussão para o momento atual e os desafios de continuar impulsionando a cultura do país em meio à pandemia. O lançamento do programa acontece inicialmente no canal da Ruffo no YouTube, sendo lançado, posteriormente, também nas plataformas digitais.

Destaques

#Noticias

Dois incidentes em shows repercutiram nas redes sociais neste início de semana. Enquanto se apresentava em Melbourne, na Austrália, neste domingo (3), Chris Martin...

#Noticias

Ludmilla levou seus maiores sucessos de pagode ao Estádio do Mangueirão, em Belém do Pará, neste sábado (2). A artista deu vida à sexta...

#Noticias

Com o “Escândalo Íntimo” (2023), Luísa Sonza colheu inúmeros frutos e viveu a era mais bem-sucedida de sua carreira. Apesar do saldo positivo, a...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile