O Podcast Conexões Sonoras discute os bastidores da produção cultural. Para as conversas que contemplam as etapas de produção que antecedem um show memorável, a iniciativa baiana acaba de ser lançada no YouTube e conta com especialistas de diversas áreas, incluindo Fernando Anitelli (Teatro Mágico) e Almério, a produtora Piti Canella, o empresário Alex Pinto (Isé Música Criativa), Luciana Adão (Oi Futuro) e Rafa Ventura, Especialista em Jornalismo Cultural e Coordenadora de Jornalismo do POPline.Biz é Mundo da Música, entre muitos outros.
A proposta é passear pelos bastidores de um projeto cultural, abordando os diferentes estágios que envolvem sua realização, desde a idealização até a curadoria. Um projeto baiano, o Conexões Sonoras, foi escolhido como pano de fundo dos debates por atender ao quesito complexidade. O Conexões Sonoras realizou três edições em Salvador, com shows que conectaram artistas (locais e nacionais) através da votação do público, tendo de cada parceria nascido uma canção e um clipe.
Episódios Podcast Conexões Sonoras
O Podcast Conexões Sonoras foi concebido pela jornalista baiana Tatiane Freitas, realizada em parceria com a Ruffo Marketing Cultura e Arte. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Leia Mais:
- Edital Natura Musical anuncia inscrições para 2021
- Prefeitura do RJ anuncia edital de R$ 20 milhões à Cultura
- IFPI: mercado musical cresce 7,4% e Brasil sai do Top 10
Quem assume a apresentação são os produtores baianos Rafaela Moreira e Nando Mercês. O diretor da Ruffo, Jorginho Falcão, é o convidado fixo de todos os episódios por ter sido o idealizador do projeto cultural Conexões Sonoras, que dá nome ao podcast.
“O conteúdo ficou muito interessante tanto para quem trabalha na área ou quer realizar um projeto cultural, quanto para os ouvintes que frequentam shows e eventos e têm curiosidade de saber o que rola por detrás dos palcos”, comenta Jorginho.
O episódio de abertura trata da concepção de projetos culturais e traz como convidada a produtora à frente da Multi Planejamento Cultural, Ana Paula Vasconcelos. O segundo discute as alternativas para financiar um projeto e conta com a participação de Luciana Adão (Oi Futuro) e Rafael Ferraz (British Council).
O terceiro fala de curadoria e elegeu Vince de Mira (Maquinário Produções) e Juliana Laguna (Flow Creative Core) para falar do assunto. O quarto episódio recebe a própria idealizadora do podcast, Tatiane Freitas, e a também jornalista especializada em jornalismo cultural, Rafaela Ventura, para falar das melhores estratégias de divulgação de um produto cultural.
O quinto episódio aborda diversas atividades relacionadas à produção de um projeto cultural, incluindo as etapas de execução de um grande evento, com um papo super curioso e cheio de casos de bastidores entre Piti Canella e o veterano produtor técnico Tio Bil.
Já o sexto se desdobrou em dois, o que se justifica pelos participantes especiais, Fernando Anitelli, Almério e MC Representativo (Banda Zuhri), artistas integrantes da grade do Conexões Sonoras. O assunto partiu dos desafios das parcerias propostas pelo projeto e chegou aos dias atuais, onde cada um fez da sua arte um escudo para enfrentar a pandemia.
O último episódio trouxe para a mesa de gravação um tema super atual: distribuição digital de lançamentos musicais. Para essa conversa valiosa, o podcast recebeu Alex Pinto (Isé Música Criativa), João Soares e Ricardo Leal, ambos do Selo Estelita. O encontro dos três abordou assuntos como registro de obras, planejamento de distribuição e rentabilidade para artistas em tempos onde impera o consumo de música através de plataformas de streaming.
Todos os episódios do Podcast Conexões Sonoras tratam dos temas propostos sem deixar de trazer a discussão para o momento atual e os desafios de continuar impulsionando a cultura do país em meio à pandemia. O lançamento do programa acontece inicialmente no canal da Ruffo no YouTube, sendo lançado, posteriormente, também nas plataformas digitais.