Menu
in , ,

Compulsão alimentar: Psicólogo analisa comportamento de Yasmin Brunet no BBB 24

Hábitos alimentares da modelo de 35 anos estão repercutindo dentro e fora da casa mais vigiada do Brasil

(Foto: Globo)

O BBB é um fenômeno de entretenimento, mas também pode ser um instrumento para promover discussões dentro e fora da casa, analisar tendências e revogar discursos há muito enraizados no contexto social e cultural do país. Agora na 24ª edição, o que está em pauta é saúde mental e tudo por causa de Yasmin Brunet, de 35 anos anos, que vem sendo alvo de comentários relacionados à compulsão alimentar. O POPline procurou um especialista para entender um pouco mais sobre o assunto.

LEIA MAIS:

(Foto: Globo)

Segundo o psicólogo e psicoterapeuta José Vinicius Ribeiro de Campos, é importante lembrar que “a alimentação é algo extremamente complexo”, pois “é comum dizer no meio acadêmico que o ato de comer, assim como outras atividades humanas, possuem dimensões biopsicossociais, o que significa que, além do ato fisiológico de se saciar fome e sede, a ingestão de alimentos também possui características afetivas, emocionais e sócio-culturais“.

“Sendo assim, as pessoas podem desenvolver diferentes formas de se relacionar com a comida tanto para bem como para mal, muito além do simples fato de procurar algo nutritivo para ingerir. Não à toa, a psiquiatria e a psicologia atuais estudam e cuidam de uma série de pessoas com os chamados transtornos alimentares, onde se encaixam, por exemplo, anorexia nervosa, bulimia nervosa e o transtorno de compulsão alimentar“, explicou.

As mulheres são as mais afetadas devido ao padrão rígido de beleza

Para o profissional, um ponto relevante para se levantar é o da questão de gênero, isso porque a maioria das pessoas afetadas por transtornos alimentares geralmente são mulheres. “Isso advém socialmente da pressão produzida sobre o corpo feminino, como o da magreza como padrão rígido de beleza, ser algo muito intenso, o que pode levar clinicamente não só a distorção de auto imagem, mas também do comportamento alimentar”.

Se tratando de Yasmin Brunet, o caso tomou grandes proporções depois que brothers, como Rodriguinho, Nizam e Maycon, passaram a comentar sobre seu visual e alimentação no BBB 24. A própria modelo também já falou sobre o assunto, explicando que não é de hoje que ela tem problemas com a comida.

LEIA MAIS:

Contudo, vale reforçar que “mesmo que o reality ofereça ao público as imagens ao vivo da casa e de seus participantes e nos estimule a julgarmos os comportamentos desses, há de se ter cuidado e cautela quando o tema toca em questões psiquiátricas“.

O psicólogo e psicoterapeuta José Vinicius Ribeiro de Campos reforça que o ambiente no qual Yasmin Brunet está inserida é atípico. “Além de possivelmente ter que adequar sua rotina e hábitos, a participante também precisa passar por momentos tensos onde a pessoa vive fortes sensações de estresse e ansiedade“.

(Foto: Globo)

“Portanto, momentos como esse podem fazer com que qualquer pessoa procure por alguma forma de aliviar a tensão, como na comida, por exemplo, não à toa, em muitos casos, a ansiedade está atrelada com questões alimentares. De toda forma, isso não indica para alguma forma de transtorno”.

É preciso diferenciar um episódio de um transtorno

O episódio é quando ocorre uma situação pontual, demarca por algo do contexto. Já o transtorno é quando um conjunto de sintomas ocorrem com uma certa frequência. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição (DSM-5), a compulsão alimentar está associada “a episódios recorrentes de ingestão maior do que o comum de alimentos em um dado período atrelado à sensação subjetiva de perda de controle durante este momento”.

Em tese, isso tem de ocorrer pelo menos uma vez por semana por, no mínimo, 3 meses. Também é comum que a pessoa coma muito rapidamente até se sentir fisicamente desconfortável e sinta, emocionalmente, culpa e vergonha depois disso. É importante pontuar, igualmente, que diferente da bulimia nervosa, a pessoa não apresenta comportamentos extremos de ‘contrabalancear’ o ato de comer em excesso, tais como auto induzir o vômito, exagerar na quantidade de exercícios físicos e até tomar medicamentos laxantes e diuréticos”, ressalta.

Por fim, o profissional pontuou que “é necessário salientar que o diagnóstico de transtorno de compulsão alimentar, assim como qualquer outro, só é possível de ser feito por um psiquiatra quando realizada a devida avaliação do paciente. Feito isso, é importante que essa pessoa passe também com outros profissionais que a auxiliarão em seu dia-a-dia, a saber o nutricionista e o psicólogo. Logo, independentemente de existirem vídeos, falas e imagens, nada substitui o profissional e suas metodologias e técnicas clínicas”.
Referências:
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2019.
HUMES, E. C., et al. Clínica psiquiátrica: consulta rápida. 1ª edição. Barueri (SP): Manole, 2019.
OLIVEIRA, L. L.; HUTZ, C. S.. Transtornos alimentares: o papel dos aspectos culturais no mundo contemporâneo. Psicologia Em Estudo, 15(3), 575–582: 2010.

BBB 24 no POPline

O BBB 24 estreou com muitas novidades! A gente sabe que Tadeu Schmidt segue como apresentador, mas conhecemos um novo time de humoristasLuis Miranda e Marcos Veras estão à frente dos quadros “Big Babado” e “Vamo invadir sua casa”, respectivamente.

Além disso, nós sabemos que a casa mais vigiada do Brasil sempre passa por mudanças. E dessa vez não foi diferente! A estética do confinamento tem uma decoração voltada a conto de fadas, com uma estética bem fantasiosa. Segundo Tadeupodemos definir o tema como “Fabuloso”

(Foto: Globo)

De quebra, o próprio jogo também mudou. A partir de agora, o BBB 24 tem um sistema misto de votação. São contabilizados votos por CPF e de torcidacada um valendo 50%. O resultado é definido pela média ponderada das votações.

Vale visar que a cobertura do POPline já começou. No site e nas redes sociais, conteúdos exclusivos sobre o reality show da TV Globo estão garantidos. Fique de olho, afinal, o prêmio pode chegar a até R$ 3 milhões.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Compartilhe:

Sair da versão mobile