Você sabe como são calculadas as certificações para um artista? Um Disco de Ouro, Platina ou Diamante é conquistado pela quantidade de vendas. Antes das plataformas de streaming, esse cálculo era feito com base nas vendas em formatos físicos, no entanto, na era digital, a proporção de vendas foi adaptada para englobar também a quantidade de streams dos singles e álbuns.
A Pró-Música explica que as certificações são feitas pela quantidade de vendas, baseadas em um sistema multimétrico que considera a soma de todos os formatos de consumo: vendas físicas, downloads e streams de áudio e vídeo de um mesmo produto.
Ainda de acordo com a Pró-Música, o número de vendas é calculado com base no valor relativo — segundo a metodologia TEA (track equivalente álbum), adotada internacionalmente com fatores de conversão — de cada método de consumo. Estes fatores de conversão permitem a equivalência entre os diferentes formatos e variam de acordo com formatos de single e álbum e tipo de consumo.
Leia Mais:
- Entrevista: Paulo Rosa, Pro-Música, analisa crescimento fonográfico do Brasil acima da média mundial
- Mercado fonográfico brasileiro arrecadou R$ 2,5 bi em 2022, aponta Pró-Música
- Receitas globais de música gravada cresceram 9% em 2022, aponta IFPI
No Brasil, são adotados três níveis de certificação de vendas: Ouro, Platina e Diamante. Confira:
Certificação de Ouro
Para singles nacionais: 40 mil unidades de venda, proporcional a 8 milhões de streams de áudio e 40 milhões de streams de vídeo.
Para álbuns nacionais: 40 mil unidades de venda, proporcional a 80 milhões de streams de áudio e 400 milhões de streams de vídeo.
Para singles internacionais: 20 mil unidades vendidas, proporcional a 4 milhões de streams de áudio e 20 milhões de streams de vídeo.
Para álbuns internacionais: 20 mil unidades vendidas, proporcional a 40 milhões de streams de áudio e 200 milhões de streams de vídeo.
Certificação de Platina
Para singles nacionais: 80 mil unidades vendidas, proporcional a 16 milhões de streams de áudio e 80 milhões de streams de vídeo.
Para álbuns nacionais: 80 mil unidades vendidas, proporcional a 160 milhões de streams de áudio e 800 milhões de streams de vídeo.
Para singles internacionais: 40 mil unidades vendidas, proporcional a 8 milhões de streams de áudio e 40 milhões de streams de vídeo.
Para álbuns internacionais: 40 mil unidades vendidas, proporcional a 80 milhões de streams de áudio e 400 milhões de streams de vídeo.
Certificação de Diamante
Para singles nacionais: 300 mil unidades vendidas, proporcional a 60 milhões de streams de áudio e 300 milhões de streams de vídeo.
Para álbuns nacionais: 300 mil unidades vendidas, proporcional a 600 milhões de streams de áudio e 3 bilhões de streams de vídeo.
Para singles internacionais: 160 mil unidades vendidas, proporcional a 32 milhões de streams de áudio e 160 milhões de streams de vídeo.
Para álbuns internacionais: 160 mil unidades vendidas, proporcional a 320 milhões de streams de áudio e 1.6 bilhões de streams de vídeo.
A Pró-Música ainda explica que a maior certificação que um artista pode alcançar é a Diamante Sêxtuplo — o equivalente a 6x o número de vendas de uma certificação de Diamante.