Como o Marquee ajuda a transformar ouvintes em fãs no Spotify?

Saiba os benefícios do Marquee e como ele pode amplificar os lançamentos musicais dos artistas no Spotify

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Como o Marquee ajuda a transformar ouvintes em fãs no Spotify? Foto: Divulgação/Spotify

O conjunto de ideias que acompanham um lançamento musical nunca foi tão importante. Somos inundados por diversos estímulos visuais e sonoros a todo momento, logo, estabelecer uma estratégia direcionada para alcançar o público certo, na hora certa, é o diferencial a ser buscado por artistas e profissionais na indústria da música. Sob essa perspectiva, o Spotify lançou no Brasil uma versão beta do Marquee, um novo recurso de marketing musical segmentado que ajuda a transformar ouvintes em verdadeiros fãs.

A funcionalidade pode gerar engajamento em longo prazo: os ouvintes que veem uma campanha têm 2 vezes mais chances de salvar ou adicionar uma faixa a playlists pessoais, além de ter 3 vezes mais ouvintes do que o padrão convencional e 15% a mais de taxa de conversão média. Além disso, as campanhas de Marquee alcançam 14 mercados, são eles: EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Argentina, Áustria, Suíça, Mônaco, Liechtenstein e Brasil, proporcionando que a música alcance de uma forma direcionada, ainda mais pessoas que possuem chances de se engajar com a canção.

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Como o Marquee ajuda a transformar ouvintes em fãs no Spotify? Foto: Divulgação/Spotify

O Marquee é uma ferramenta de marketing paga com segmentação avançada e métricas de desempenho que ajuda a promover o último lançamento e também o catálogo musical do artista. Com isso, a recomendação patrocinada de um novo single, EP ou álbum é exibida em tela cheia aos usuários, permitindo que eles sejam impactados diretamente pela música. O Marquee está disponível através do time de vendas do Spotify, acesse aqui e saiba mais. 

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Marquee: o que é?

A notificação que aparece nos Spotify Free e Premium recomendando novas músicas de um artista que você gosta, ou já demonstrou interesse e têm mais chances de ouvir: isso é o Marquee. O recurso chama a atenção dos usuários e os encaminha diretamente para o novo single, EP ou álbum do artista.

Dessa forma, o Marquee possibilita maior visibilidade ao lançamento, além de aumentar a conexão com pessoas que têm mais chances de se tornarem ouvintes e fãs engajados.

O Marquee é exibido aos ouvintes no momento e no local certos. Durante a semana do lançamento, por exemplo, uma recomendação patrocinada aparece no “Início” do app móvel de usuários Free e Premium. Esses ouvintes que são apontados pelo Spotify, demonstraram interesse na música do artista e têm potencial de ouvir muito mais. 

Como o Marquee pode ajudar os artistas? 

De acordo com o Spotify, com o Marquee é possível segmentar um público alcançável , ou seja, um grupo personalizado dos ouvintes e seguidores criado pelo Spotify que demonstraram interesse na música, seja ouvindo o som ou seguindo o perfil. Essas ações revelam o potencial que esse público tem de ouvir ainda mais músicas dos artistas.

Esse grupo é mais específico do que os ouvintes mensais do Spotify e só inclui pessoas do país segmentado. O Spotify seleciona essas pessoas para a campanha porque, segundo a plataforma, elas têm mais chance de curtir a recomendação, ajudando os artistas a terem resultados melhores. 

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Foto: Divulgação/Spotify

Há ainda a possibilidade de segmentar outros grupos dentro do público alcançável com base no modo como eles interagem com a música: se são ouvintes interessados, casuais ou não escutam o som há um tempo.

Quais os resultados que o Marquee pode alcançar?

  • O Marquee pode gerar engajamento em longo prazo: os ouvintes que veem uma campanha têm o dobro de chances de salvar ou adicionar uma faixa a playlists pessoais para ouvir depois.
  • O engajamento não se limita ao novo lançamento: o Marquee cria uma conexão com todo o catálogo do artista. Quem vê um Marquee e ouve o lançamento promovido tem o triplo de chances de escutar todas as faixas do artista, segundo o Spotify.
  • O Marquee pode ajudar os artistas a alcançarem os ouvintes certos e aumentarem o engajamento deles. Isso significa que a estratégia vai causar um impacto maior em menos pessoas, ao invés de alcançar várias pessoas superficialmente.
  • O recurso ainda proporciona 15% de taxa de conversão média, o que significa o retorno dos usuários do Spotify que são impactados diretamente ouvem a música divulgada pela campanha dentro de 2 semanas.
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Foto: Divulgação/Spotify

Quais as melhores práticas para reservar e criar um Marquee?

O Marquee está disponível apenas para novos lançamentos de álbuns, singles e EPs. Portanto, a equipe do artista terá até 21 dias após o lançamento para lançar uma campanha.

Além disso, as reservas para o Marquee precisam ser feitas no mínimo 3 dias antes do lançamento. No entanto, o Spotify recomenda que a equipe do artista, selos e gravadoras entrem em contato sinalizando o interesse pela campanha do Marquee com pelo menos 7 dias antes da data do lançamento musical.

Para reservar um Marquee, a equipe do artista deve entrar em contato com o time de vendas do Spotify através deste formulário e fornecer todas as informações necessárias.