in , ,

Como as playlists tem alterado e facilitado a forma de consumo de música dentro das plataformas


Foto: Divulgação

O consumo de música tem passado por constantes transformações ao longo dos últimos 25 anos e, mais do que nunca, temos discutido sobre o hábito dos ouvintes mediante o impacto do streaming neste ecossistema. E no meio disso tudo estão as playlists, cada vez mais íntimas dos usuários e que proporcionam experiências muito maiores do que apenas uma lista de músicas. Existe uma oferta de playlists para acordar e começar o dia, focar no trabalho, dar aquele gás na academia, acalmar os ânimos, se afundar na fossa, agitar o início do fim de semana, assim como um mix personalizado para cada usuário.

Se antes as pessoas acumulavam seus HDs com milhares de músicas mas não sabiam bem o que ouvir, hoje as playlists servem como uma espécie de reguladora de nossas atividades e sentimentos. Não à toa, muita gente curte montar as próprias listas para cada momento do dia, dar nomes criativos à elas e adicionar capinhas modernas e chamativas. Mas nem todos possuem tempo ou paciência para buscar as músicas ideais para um determinado momento. É para este grande público que tem uma ideia da música que querem ouvir, mas não sabem o que colocar para tocar em seguida, que as playlists feitas pelos curadores – humanos ou não – servem.

Se antes as pessoas eram pautadas apenas pelo que as rádios tocavam, a seleção feita por mais pessoas faz com que o processo torne-se mais democrático e abre a possibilidade para que os usuários tenham contato com artistas e gêneros que talvez nunca conhecessem sozinhos. Por sua vez, as gravadoras perceberam que pode ser mais vantajoso emplacar uma banda em início de carreira no topo de uma playlist com 100 mil seguidores do que propriamente promover um álbum.

É o que a Sony Music Entertainment Brasil tem feito por meio de sua plataforma de entretenimento Filtr, marca mundial de playlists que pode ser acessada por meio das principais plataformas de streaming: descobrir novos talentos da música e aproximar artistas de seu público. Em uma iniciativa inédita, a gravadora patrocinará um espaço exclusivo no Rock in Rio: o palco Supernova reunirá novos expoentes da música em um local privilegiado, com vista para toda a Cidade do Rock. O line-up contará com 35 artistas durante os 7 dias de evento- entre eles Oriente, Vivendo do Ócio, Gabriel Elias, Bula, Armored Dawn, Mariana Nolasco, Lagum, MARIA, Lali e muito mais.

“Pelos perfis do Filtr, o público tem acesso às melhores músicas e artistas. A Sony Music usa todo seu know how para fazer essa curadoria e criar playlists de sucesso, que reúnem grandes e futuros talentos da música. O Filtr Live é a materialização dessas playlists e é exatamente essa experiência que vamos levar para Rock in Rio – o melhor da música presente no ambiente digital para ‘a vida real’, propondo um line-up diverso e coerente com o perfil de público”, afirma Wilson Lannes, vice-presidente da Sony Music Brasil.

Quem também falou sobre os mais de 1.050 minutos de música que rolarão no palco Supernova foi o CEO do Rock in Rio, Luis Justo: “Finalmente criamos um espaço que já discutíamos há algum tempo para que bandas expoentes na cena nacional pudessem apresentar seu repertório ao vivo no Rock in Rio. Muitos desses artistas já possuem uma legião de fãs em seus shows ou nas plataformas digitais, mas não tenho dúvida que o palco Supernova será uma experiência única não só para as bandas, mas para o público do festival.”

O Filtr Live tem como diferencial unir música e tecnologia, promovendo experiências especiais para o público. Entre as novidades está o Filtr Game, programa de fidelidade que usa gamificação para aumentar o engajamento dos usuários e criar experiências únicas e especiais. E cada vez que você participa, acumula mais pontos que poderão ser revertidos em benefícios diversos.

O que está esperando? Siga já a playlist Rock in Rio Palco Supernova no Spotify e curta o som da nova geração que vai fazer sua cabeça!

Confira a programação do palco Supernova dividido por dias do festival:

27 DE SETEMBRO
Oriente
Cacife Clandestino
Haikaiss
Orgânico
A Banca 021

28 DE SETEMBRO
Vivendo do Ócio
Maglore
Ponto Nulo do Céu
Dona Cislene
Bullet Bane

29 DE SETEMBRO
Gabriel Elias
3030
Lali
Dvicio
Jade Baraldo

03 DE OUTUBRO
Bula
Braza
Big Up
Menores Atos
Lupa

04 DE OUTUBRO
Armored Dawn
Noturnall
Jimmy & Rats
Eminence
Fire Strike

05 DE OUTUBRO
Mariana Nolasco
Ana Gabriela
Maria
Tássia Reis
Dani Vellocet

06 DE OUTUBRO
Lagum
Selvagens à Procura de Lei
Zimbra
André Prando
Folks