in ,

Comissão Federal do Comércio dos EUA multa “Fortnite” em 520 milhões de dólares

Multa de “Fortnite” é referente à praticas que violam a privacidade de crianças e incentiva compras indesejadas no jogo.

Foto: Epic Games

Como um dos jogos mais populares dos últimos tempos, se não o mais popular, “Fortnite” chamou a atenção das autoridades dos Estados Unidos, em especial da Comissão Federal de Comércio do país, que multou o game em 520 milhões de dólares.

Fortnite
Foto: Epic Games

Leia mais:

Depois da justiça canadense aceitar ação coletiva contra o “Fortnite”, sob a acusação de ser “viciante demais” e, por isso, ser um problema para as crianças, agora o popular battle royale da Epic Games sofre uma nova pancada, dessa vez do mercado estadunidense.

Foi anunciado nesta segunda-feira (19), que “Fortnite” foi multado em 520 milhões de dólares após investigação da Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos.

A multa multimilionária é referente à duas acusações:

  • Violação da privacidade das crianças
  • Práticas ardilosas para jogadores realizarem compras indesejáveis

As acusações sofridas pelo “Fortnite”

Fortnite Passe de Batalha Temporada 4 Capítulo 3
Foto: Epic Games

Para entender melhor a multa multimilionária do “Fortnite”, vamos às acusações que o game sofreu por parte da Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos.

Para começar: a violação da privacidade das crianças. Segundo a Comissão, o game coleta informações pessoais de crianças de menos de 13 anos e tem o chat de texto e voz ligados como configuração padrão e ambas as atitudes são consideradas violações da Lei de Proteção da Privacidade Infantil Online.

Essas violações geraram uma multa de 275 milhões de dólares e o compromisso do “Fortnite” para mudar suas configurações padrão.

A segunda acusação tem a ver com a loja in-game do “Fortnite”. Para a Comissão Federal do Comércio dos EUA, o jogo usa de táticas ardilosas para fazer com que o jogador acabe comprando algo acidentalmente e ainda dificulta a descoberta do botão de reembolso.

Além disso, a Comissão também citou que, quando o reembolso acontece, muitas vezes a Epic Games acabava por bloquear as contas e consequentemente o acesso aos itens previamente comprados.

Por isso, o jogo recebeu uma multa de 245 milhões de dólares, que será transformado em um fundo para reembolsar jogadores que fizeram compras acidentais no game.