Quantas vezes começamos a fazer as coisas só pela urgência de que elas têm de ser feitas?
Um sobrinho assistiu uma palestra que dizia “poste fotos com bichos e bebês e dobre seu número de seguidores”.
Aí saímos correndo atrás de um cachorro pra fazer foto e ganhar “likes”. Fizemos a foto, postamos, e ganhamos nossos“likes”. Mas e aí?
Grafite de Rua do artista Banksy
Nesse texto vou descrever alguns passos para você que quer dar uma virada na sua comunicação digital criar um objetivo, metas e ações que te levem a um propósito maior do que a simples “chuva de likes”.
E vou usar como exemplo o artista fictício da nova MPB romântica, Lucas Amado.
- Defina seu objetivo no ambiente digital.
O Lucas largou seu emprego e juntou verba pra investir em sua carreira durante um ano.
Isso já dá um prazo pra que ele alcance o seu objetivo.
Então o Lucas definiu que em um ano ele quer que sua marca (lembre-se, todo artista é uma marca) seja uma das primeiras a vir à cabeça das pessoas que fizerem parte do seu público-alvo. Este é o seu objetivo.
2. Defina seu público-alvo.
Ao dizer “defina” eu quero dizer “defina” mesmo! Não adianta você pensar “ah, vou montar uma estratégia pra falar com quem gosta de nova MPB.
Mas também posso alcançar o público que gosta de pop brasileiro. E quem gosta de sertanejo também pode se interessar pelo meu som”.
Ampliar seu público-alvo dessa forma só vai fazer com que sua linguagem não seja bem definida nem o tipo de conteúdo que você posta.
Quem quer comunicar para todo mundo acaba não comunicando para ninguém. O futuro da internet é nichado, então escolha bem o seu nicho e foque nele.
Lucas definiu que seu público-alvo tem de 18 a 24 anos, mora nas capitais de Rio e de São Paulo e tem interesse em outros artistas da nova MPB.
3. Definindo os canais de comunicação
Por mais que o Lucas queira estar em todos os canais de comunicação, ele sabe que não tem estrutura nem tempo pra investir na alimentação consistente e de qualidade de todos esses canais.
Então, a partir do público-alvo e objetivo dele, ele definiu que vai ter uma presença muito forte no feed e nos Stories do Instagram e no YouTube.
Você pode pensar “poxa, mas aí ele tá perdendo uma turma que usa só o Facebook”. Sim, ele vai deixar de conversar com quem está no Facebook, mas ele vai estar falando muito bem com quem tá no Instagram e no YouTube, canais nos quais seu público-alvo consome informação(enquanto o Facebook tem tido um aumento notório na faixa etária de usuários ativos).
Aqui encerro a parte 1 do passo-a-passo para criar uma estratégia pra sua presença digital.
Na próxima postagem vou falar sobre Definição de objetivos, metas e ações; ativação dos canais; análise; e adaptação.
Vocês perceberam que neste passo-a-passo, além de dicas do que fazer, eu dei também muitas restrições.
Isso porque normalmente quem tá começando não consegue arcar com a estrutura para se estar presente em todas as plataformas executando todas as ações necessárias pra alcançar determinadas metas e objetivos.
Então que você comece alcançando o objetivo principal para gerar recurso e reinvestir numa estrutura que permita que você alcance novos objetivos.
Espero ter contribuído um pouquinho para uma longa e frutífera carreira musical.
Aquele abraço!
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Marina Mattoso atualmente CEO da Jangada Comunicação, agência focada em Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo que tem “a bordo” artistas como Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Daniel Boaventura, Pretinho da Serrinha entre outros.