Taylor Swift, Madonna e Beyoncé. Fotos: Divulgação
in ,

Com Taylor Swift, Madonna e Beyoncé, site lista 50 melhores docs da música

NME selecionou as melhores produções, repleto de divas da indústria pop

Não é uma tarefa muito simples selecionar quais são os melhores documentários do universo da música. Pensando nisso, o site NME publicou, nesta terça-feira (28), uma lista com os 50 melhores docs musicais de todos os tempos. Organizado em ordem alfabética, para não haver um ranking entre as produções, o trabalho destaca nomes como Madonna, Beyoncé, Lady Gaga, Billie Eilish, Taylor Swfit e muito mais.

Billie Elish. Foto: Twitter

Leia mais:

O material inclui informações sobre os filmes “Na Cama com Madonna” (1991), de Madonna, “Homecoming” (2019), de Beyoncé, “The World’s A Little Blurry” (2021), da Eilish, “Amy” (2015), de Amy Winehouse, entre outros de grande destaque.

(Foto: Divulgação / Netflix)

Leia mais:

Madonna

Lançado em 1991, o longa acompanhou Madonna durante as apresentações da turnê “Blond Ambition World Tour”, que foi proibida pelo Papa na Itália. Ela chegou a ser ameaçada de prisão por comportamento obsceno no Canadá. Sob direção de Alek Kenshishian, o documentário foi exibido no Festival de Cannes no ano de lançamento.

Filmado em preto e branco, a película tem apenas as performances dos shows em cores. De acordo com o jornalista Mark Beaumont, do MNE, o projeto “marcou o nascimento do reality show de celebridades” ao mostrar os bastidores e relacionamentos da artista.

Beyoncé

Já o trabalho de Beyoncé, o jornalista ressaltou que o projeto é intimista, porém intenso, sobre a aclamada apresentação de Beyoncé no Festival Coachella 2018, que “apresenta a jornada emocional de um conceito criativo que se transforma em movimento cultural”. Vale lembrar que o projeto foi indicado em seis categorias do Emmy 2020.

Billie Eilish

Passeando por diferentes gerações, Billie Eilish ganhou destaque um documentário meses antes da estreai do álbum “Happier Than Ever”. Com a premissa de apresentar um olhar profundo e íntimo sobre a vida da cantora, o filme acompanha a turnê de “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, com um mergulho na trajetória pessoal da artista.

Amy Winehouse

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, o longa de Asif Kapadia acompanha toda a trajetória de Amy Winehouse – dos filmes caseiros de infância aos shows lotados.

Lady Gaga

O documentário acompanha Lady Gaga durante o lançamento do álbum “Joane”, nos preparativos do show do Super Bowl e confrontando desafios físicos e emocionais. Segundo o jornalista do NME, o registro apresenta “uma mulher engraçada, tempestuosa, vulnerável, motivada e reflexiva por trás da fachada da persona da pop art”.

Taylor Swift

Seguindo Taylor Swift por vários anos e cobrindo sua turnê “Reputation”, em 2018, e a produção de “Lover”, de 2019, “Miss Americana”, de Lana Wilson, se tornou o documentário musical original da Netflix com melhor classificação graças às discussões fracas aos entrono da artistas.

Considerada como uma “lista obrigatória”, a matéria ainda traz “Biggie & Tupac” (2002), “Bob Dylan: Don’t Look Back” (1967), “Buena Vista Social Club” (1999), “George Harrison: Living In The Material World” (2011), “Janis: Little Girl Blue” (2015), “Kurt Cobain: Montage Of Heck” (2015), “Miss Americana” (2020), “TINA” (2021), “Whitney” (2018), “Dave Chapelle’s Block Party” (2005), “Woodstock” (1970), entre outros. Vela alista completa aqui!

Escrito por Leonardo Rocha

Meus Prêmios Nick: veja fotos do tapete laranja

Meus Prêmios Nick: confira a lista completa de vencedores