Jay Z convocou toda a imprensa no inicio da noite dessa segunda-feira (30) para anunciar o relançamento, agora sob seu poder, do serviço de streaming, Tidal. Madonna, Beyoncé, Rihanna, Nicki Minaj, Deadmau5, Daft Punk, entre outros estiveram presente para apoiar e assinar como sócios o que ele tem divulgado como a forma de ‘mudar a maré e fazer história na música”.
O alto preço do serviço de streaming é justificável uma vez que as músicas contarão com a qualidade de som LossLess, ou seja, irá manter a configuração original mesmo após a compressão dos dados e sem perda de qualidade. Em números, isso quer dizer que enquanto no Tidal o áudio pode chegar até 1411 KBPS, no Spotify, por exemplo, o limite é de 320 KBPS, segundo informações do próprio site.
A plataforma inclui acesso ilimitado a mais de 25 milhões de trilhas, 75 mil vídeos de música e até artigos e entrevistas exclusivos com artistas. Outro detalhes importante é que o Tidal conta com uma função semelhante a do Shazam que reconhece músicas que estão tocando e depois permite ouvir no modo offline.
O Tidal já está disponível para download pela usuários iOS, Android e em versão web. Ele contará com dois planos principais: Tidal Hi-fi e Tidal Premium. O primeiro pelo valor de U$ 19,99 dará acesso a qualidade som Lossless. Já no segundo, mais em conta U$ 9,99, somente o som Standard.