O cantor e compositor Gustavo Mioto, 22, um dos principais nomes da música sertaneja da atualidade, alcançou esta semana (1º de julho – 5 de julho com dados atualizados no dia 8 de julho) o primeiro lugar no ranking ‘Top 100 Brasil’ da Crowley com a música “Fake News” lançada em seu último trabalho, o EP audiovisual ‘Pé Na Areia (Ao Vivo)
O Mundo da Música analisou o case estratégico do artista que é independente; e possui resultados equivalentes nas plataformas digitais e em desempenho nas rádios.
Trajetória
Com apenas 6 anos, Gustavo Mioto começou a dedilhar os primeiros acordes em Votuporanga (SP), sua cidade natal. A primeira composição veio aos 10 anos com “É você quem vai chorar”.
Gustavo é filho de Marcos Mioto, nome forte no universo sertanejo como um dos principais contratantes do Brasil. Aos 13 já viajava como crooner da banda Oxigênio e se apresentava em festas de debutantes e formaturas.
Em 2015 lançou o primeiro DVD “Ciclos”, gravado em 2014 em Votuporanga (SP), com as participações de Luan Santana, Cristiano Araújo e a dupla Bruninho & Davi.
A música com Luan Santana foi uma regravação do single ‘Carla’ conhecido pela banda LS Jack.
De acordo com o blog Universo Sertanejo, a produção musical desse DVD foi assinada por Dudu Borges e que esse trabalho foi o início da parceria de Gustavo com a Sony Music. Atualmente, o artista segue de forma independente.
No final de 2017, o cantor lançou o seu segundo DVD ‘Ao Vivo em São Paulo/SP’ que teve as participações dos artistas: Anitta, Maiara & Maraisa, Jorge & Mateus e Gusttavo Lima.
A música mais executada do seu canal oficial do YouTube é a partir desse trabalho ‘Anti-Amor’, com Jorge & Mateus. Atualmente, a canção possui mais de 440.293.556 milhões de visualizações.
O sertanejo disse ainda na entrevista que, por conta dessa demanda do mercado, muitos artistas têm preferido soltar várias músicas com pouco tempo de desenvolvimento para conseguir um ou outro sucesso. “Eu já prefiro gravar menos para ter mais acertos e mais confiança no que estou fazendo.”
Estratégias
No ano anterior a gravação do primeiro DVD ‘Ciclos’ a estratégia de Gustavo foi investir nas rádios, de acordo com o blog Universo Sertanejo.
Outra tática presente em seu planejamento : todos os registros audiovisuais do cantor são em formato ao vivo.
Os dois primeiros DVD’s possuem parcerias, completando sete somando esses dois trabalhos.
Apenas em 2019, Gustavo participou de cinco singles lançados e um gravado no DVD da cantora Paula Fernandes, que ainda não foi divulgado.
Entre os lançamentos foram eles: ‘Fingindo Maturidade’ (Mano Walter), ‘Doida’ (MC WM), ‘Troca de Favor’ (Marília Cecília e Rodolfo), ‘Então Vou Avisar’ (Yasmin Santos) e a mais recente, lançada na última semana (5) com a cantora Lary, ‘Mal Resolvido’.
Desempenho nas Rádios
A atualização do ranking semanal da Crowley, que analisa o desempenho das músicas nas rádios do Brasil, aponta a liderança de Gustavo Mioto entre todas as músicas do Brasil, no ranking ‘Top 200 Brasil’ com o período analítico entre 1º de julho a 5º de julho:
Já no Ranking da Connectmix, Mioto aparece em 6º lugar também com o mesmo single:
Desempenho Spotify
No gráfico abaixo, podemos analisar o desempenho de Gustavo Mioto no último mês entre as 200 músicas mais executadas diariamente no Spotify.
Mioto aparece em quatro faixas, duas do seu mais recente EP. A música ‘Solteiro Não Trai’, um dos maiores sucessos do cantor e lançado em dezembro de 2018, foi lançada como single em formato ao vivo, uma característica forte em sua carreira.
No gráfico, ‘Fake News’ e ‘Anti-Amor’ que possuem melhor desempenho, entre as 10 mais ouvidas.
Os locais que as pessoas mais dão plays nas músicas de Gustavo com uma referência mensal do Spotify. Atualmente, o cantor possui 4.502.167 milhões de ouvintes mensais:
E o número de seguidos na plataforma segue em crescimento como aponta o gráfico:
Desempenho YouTube
Com análise anual (julho de 2018 a julho de 2019), Gustavo teve 721M de views no YouTube:
Das músicas mais executadas, 40% são fruto das suas parcerias:
Veja abaixo o desemepnho geográfico do Gustavo no YouTube:
Atualmente, são mais de 4.016.363 de inscritos no seu canal oficial:
Desempenho Deezer e Apple Music
Na playlist Top Brazil da Deezer, Mioto aparece no Top 5 com ‘Solteiro Não trai’ em 4º lugar e no Top 100 com ‘Coladinha em Mim’ ft. Anitta na 92º posição.
No último mês o desempenho do cantor na plataforma também cresceu, aumentando o número de fãs:
Na Apple Music, o bom desempenho é similar. Nessa plataforma, analisamos o desempenho dos álbuns lançados, em destaque para o último EP que possui desempenho médio entre os 7 álbuns mais escutados:
Insights
Com essas análises podemos notar em que há uma linha de desempenho que destaca o trabalho do Gustavo Mioto.
Com a força das rádios, Gustavo foi conseguindo destaque no digital. Seu Instagram oficial, por exemplo, possui um pouco mais de 3,3 milhões de seguidores:
E diante do seu desempenho em faixas ao vivo, uma característica predominante na sua carreira, aumentou o número de parcerias e consequentemente, sua popularidade com outros públicos.
Sua estratégia consiste em: trabalhos audiovisuais, parcerias e investimento em rádios.
Gustavo Mioto é um dos nomes fortes da atual geração do Sertanejo e isso vem refletindo na agenda de shows.
Durante o período entre 19 a 24 de junho (São João), Gustavo realizou 8 apresentações.