Conversando com audiências de todas as faixas etárias, o Rádio continua sendo utilizado por 78% dos respondentes do levantamento “Inside Rádio” realizado pela Kantar IBOPE Media, que analisou 13 regiões metropolitanas do país, no último ano. Pensando nesse público, a Deezer desenvolveu a ferramenta “Guia de Rádios”, uma aba que permite acessar esses conteúdos na plataforma de forma ainda mais prática e rápida.
Como uma alternativa à prática de pesquisar e rolar a interface atrás de uma estação, a nova funcionalidade permite que todos os usuários da plataforma tenham acesso de forma mais fácil à mais de 100 estações de rádios do mundo inteiro – dentre as milhares disponíveis na Deezer – através da Guia de Rádios, que está presente no canto superior direito da tela inicial do aplicativo.
A ferramenta ainda permite que os usuários possam adicionar músicas de estações de rádio à sua lista de favoritas e playlists pessoais, assim como compartilhá-las e acessar o álbum e a página do artista (essa função não está disponível em todas as estações de rádio). Os usuários da plataforma também podem filtrar as estações preferidas. E os usuários ainda pode encontrar a transmissão gravada na guia de podcasts.
“Eu cresci ouvindo rádio e até hoje procuro minhas estações favoritas para notícias e atualizações. Nossa nova guia é a maneira mais conveniente para os fãs de áudio terem o melhor dos dois mundos. Com ela, os ouvintes agora podem escutar uma estação de rádio de sua preferência, e ainda alternar facilmente entre as demais guias voltadas para músicas e podcasts”, disse Camille Sauzières, Gerente de Operações de Conteúdo Não-Musical da Deezer.
A Guia de Rádios está sendo disponibilizada no aplicativo para desktop, Web e Android e, em breve, estará presente para 100% da base de usuários brasileiros. Em algumas semanas também estará disponível para o iOS.
Inside Rádio: relatório Kantar IBOPE Media
Os dados que traçam o perfil do consumidor de rádio no Brasil, trazem informações que demonstram as tendências para o áudio no país: 9% dos entrevistados ouvem rádio online e 16% acessam o meio quando estão navegando na internet.
De acordo com o estudo, 3 a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias e que cada ouvinte para cerca de 4h41 ouvindo o meio por dia. Em termos de relevância regional, foram analisadas 4 regiões: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O Sul lidera o consumo de rádio com 83% de ouvintes na região, seguido pelo Nordeste e Centro-oeste com 79% cada e Sudeste com 77%. Confira a análise completa clicando aqui.