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Com estratégia de expansão no Brasil, TikTok investe em parcerias e ações inéditas; veja detalhes

Rodrigo Barbosa, Community Manager do TikTok Brasil fala para o Mundo da Música as estratégias da plataforma para o ano de 2020

O TikTok, o segundo aplicativo mais baixado do mundo em 2019, permanece em alta em termos de popularidade e investe em ações estratégicas.

No Brasil, atualmente, ele é o aplicativo mais baixado na Apple Store e fica apenas atrás do WhatsApp no Google Play.

Desde o processo de transição entre o Musical.ly para o TikTok, a plataforma que era mais popular entre a Geração Z – os adolescentes – , ganha ampliação no target do público consumidor.

Em 2019, os primeiros artistas brasileiros começaram a utilizar o aplicativo de maneira estratégica, conforme trouxemos aqui no Mundo da Música.

No último ano, o single “Old Time Road” ganhou popularidade primeiramente dentro do TikTok, antes de ser um hit global e foi uma das músicas mais tocadas, relembre o case clicando aqui.

E a empresa tem se dedicado à ações exclusivas para tornar-se cada vez mais próxima da população brasileira em geral.

 

Recentemente, a TikTok foi a patrocinadora master do Camarote da Veveta em Salvador; a Havaianas, em parceria pela primeira vez com a plataforma, lançou a campanha nacional “Especialistas de Verão” com o mote “Verão o ano todo” e a presença do cantor Carlinhos Brown e também realizou uma parceria com a Sony Music para o lançamento exclusivo de 15 segundos da música “Carnaval Chegando” do DJ Rennan da Penha ft. Pocah, antes da divulgação oficial.

 

 

Além da ação #TikTokFolia, que permitiu que usuários ganhassem créditos ilimitados para o celular ao convidarem amigos para a plataforma até o dia 15 de fevereiro.

Já a #CarnavalTikTok, que foi até 25 de fevereiro, contou com sticker e filtros exclusivos no app para a criação de vídeos diferenciados. Os dois vídeos mais curtidos na plataforma ganharam um kit com merchandise oficial do TikTok autografado pela própria Ivete Sangalo.

Em conversa com o Mundo da Música, Rodrigo Barbosa, Community Manager da TikTok Brasil, falou sobre o momento da plataforma, o patrocínio no Camarote da Veveta e a sua estratégia para 2020.

 

“O TikTok já está em um crescimento de 2019 para 2020 absurdo. E para nós esse dado traz uma relevância grande e isso faz parte dessa conquista nossa: a ideia de apresentar melhor o TikTok.

Nós propagamos que o TikTok é para todos, então, estar em um lugar onde todos os tipos de pessoas podem estar, para a gente é importante. Porque aqui nós não fazemos distinção, todo mundo pode ser o que quiser e essa é a ideia do TikTok: que eles sejam o que quiserem, produzam, consumam e nós queremos alcançar ainda mais pessoas”, afirma Rodrigo.

O TikTok possuiu um espaço exclusivo no Camarote da Veveta com produção de vídeos e entregas de brindes mediante o download do aplicativo, clique aqui e veja o espaço exclusivo a partir de um vídeo exclusivo feito pela plataforma para o Mundo da Música.

 

 

Rodrigo também falou sobre a estratégia da plataforma e a expansão no Brasil e a parceria com a cantora Ivete Sangalo.

“Estar com o público do Nordeste, para nós é importante – Norte e Nordeste em geral – e estamos conquistando esse público.

Então, estar no Camarote e patrocinando a Ivete, para a gente tem uma enorme relevância e é mais um reconhecimento de como o TikTok está ganhando espaço e sendo conhecido hoje.

Isso faz parte de algumas das nossas estratégias de expansão do aplicativo e de cada vez mais estar próximo do nosso usuário e também dos nossos criadores”, diz.

A plataforma é conhecida pelos “Challenges”, desafios que são impulsionados por uma hashtag, e viralizam os vídeos e seus criadores.

 

Foto: Ivete Sangalo e a atriz Marina Ruy Barbosa, convidada pela TikTok, no Bloco Coruja no sábado do Carnaval de 2020 | Créditos: Rafa Mattei e Saulo Brandão

 

A TikTok possui um time de creators e faz o intermédio entre as marcas, além de realizar capacitações para a produção de conteúdo.

“Nós temos vários projetos que auxiliamos os criadores de conteúdo a crescerem na plataforma. Quando nós identificamos que o criador tem potencial, nós o procuramos e fazemos essa curadoria.

Os creators recebem workshops online e offline da plataforma, suporte e auxílio para problemas ou dicas de vídeo; e nós fazemos o contato entre marcas e influenciadores.

Quando a marca procura o influenciador, ela quer saber em quais categorias específicas que eles se encaixam, nós damos esse auxílio, mesmo o TikTok não tendo contato diretamente nas questões monetárias entre marca e criador; mas, nós indicamos para marcas criadores que são potenciais para eles.

Então, para a gente isso é legal, porque cria um vínculo maior com o criador de conteúdo, ele se sente muito mais próximo da plataforma”, celebra Rodrigo.

 

Para Barbosa, as atuais parcerias do TikTok apontam que o aplicativo é destinado não apenas para crianças e adolescentes, mas, todo o público consumidor de vídeos online.

Hoje o TikTok não é mais teen, o aplicativo cresceu. Estando aqui no Camarote da Veveta, a ideia é desmistificar que o TikTok é para criança, adolescente e isso não existe mais.

Desde que o TikTok começou essa transformação, hoje você encontra qualquer tipo de conteúdo e isso é perceptível nas nossas parcerias também.

Nós fazemos colaborações com grandes marcas e artistas que estão na plataforma de maneira orgânica, divulgando seu trabalho e é um ganho mútuo.

Para o TikTok, ter um artista conosco e a partir dele, termos uma divulgação em uma plataforma que tem uma comunidade muito presente, forte e ativa, logo cada parceria que nós fazemos, tem esse intuito: de preservar esse público que a gente tem, criar um relacionamento melhor com ele e alcançar novas pessoas”, conclui Rodrigo.

Em tempo, a ação com a Sony Music e o aplicativo também lançou uma playlist especial para o Carnaval do DJ Rennan da Penha na plataforma, junto com filtros especiais convidando os fãs a fazerem vídeos para o carnaval, os famosos #challenges do TikTok. 

 

 

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