O mercado fonográfico brasileiro vive um momento de alta. De acordo com relatório divulgado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) e pela Pró-Música, a indústria da música nacional teve crescimento de 17,9%. Os números não são tão altos há mais de uma década e o streaming aparece como um dos principais elementos para o sucesso.
Plataformas como o Spotify somaram uma alta de 64% comparando com o ano anterior, representando em 2017 o valor de US$ 162,8 milhões. Isso vem como uma volta por cima, após alguns anos de queda. Em 2016, houve uma retração de 2,8%, por exemplo.
Veja o gráfico representativo do último ano:
“O streaming não é futuro, é o presente da indústria musical. Apesar de ainda ser muito incipiente no Brasil, é o modelo de negócio que mais cresce no mundo e em nosso país”, comentou Paulo Rosa, diretor da Pró-Música.
Os artistas nacionais fazem parte do sucesso. De acordo com a pesquisa, a cada 50 música acessadas, 45 são de nomes brasileiros. Somando todos esses dados, o Brasil se torna o maior mercado musical da América Latina e 9º lugar no ranking global.