A UBC (União Brasileira de Compositores) divulgou o relatório com os resultados de 2018.
A associação representa 57% dos valores distribuídos pelo ECAD e cresceu 62% no último biênio. Foram R$524,3 milhões distribuídos a 186 mil titulares, número que corresponde um crescimento no número de efetivos em 25,4%.
Além de também ter tido crescimento de 49% no digital e 504% no cinema. Somente em direitos da Execução Pública, a arrecadação corresponde a 98,9%.
“Serviço, formação, informação e tecnologia. Estes são os pilares da nova UBC, que segue crescendo com a ambição responsável de valorizar cada titular por sua particularidade e potencialidade.
Pessoas são mais importantes que ferramentas e nossa imersão em tecnologia respeita esta verdade. Dados nos ensinam a ler melhor cada titular e o itinerário cada vez mais febril de suas obras num mundo globalizado e pulverizado em muitas plataformas, senhas, códigos e identificadores”, diz o CEO da UBC Marcelo Castello Branco.
Fonte: Informações Relatório da UBC 2018/Reprodução
No último ano, a UBC lançou mais uma ferramenta online para seus associados, o fonograma web, que possibilita o cadastro de ISRCs online diretamente pelo Portal do Associado sem a necessidade de instalação de software. Agora os associados podem registrar obras e fonogramas pelo portal.
Também foram fechados acordos importantes com serviços digitais ao longo de 2018: Amazon Video, Facebook, Google Play Music e Tim Music by Deezer.
Outro acordo importante foi com a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex). O contrato com a principal operadora de TV do país, Globo, foi renovado e passou a englobar as plataformas digitais do grupo Globo: GloboPlay, Telecine Play, Philos TV e outras.
“A cultura da UBC é a de abraçar as transformações com um olhar proativo, de fazer parte de uma rede que tem sede por mais informação, mais contato, mais interação. A diversidade nos traduz cada vez mais. Estamos presentes em todo o Brasil e no mundo inteiro, através de nossos contratos bilaterais e unilaterais, na representação de nosso repertório e criadores.
O ano de 2018 foi intenso. Renovamos contratos importantes, consolidamos ainda mais nosso futuro digital incorporando novos acordos, aperfeiçoando outros. Consequentemente, o número de titulares beneficiados cresceu. O acordo com todas as cadeias de cinema (com exceção do Cinemark) foi outra vitória coletiva vital, com impacto econômico instantâneo no exercício 2018″, aponta Marcelo Castello Branco.
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