in ,

Com cinco indicações ao Grammy Latino, Rosalía reescreve a cartilha de uma popstar global

Foto: Divulgação

.
Conheça Rosalía. A jovem cantora espanhola vem sendo notada mundialmente por sua visão moderna da tradição flamenca de seu país, repleta de paixão e infundida na música eletrônica contemporânea. Seu som único deixa no ar a sensação de um novo gênero moldado apenas por ela. Produtora de seus dois álbuns, causou burburinho ao arrancar uma indicação de Artista Revelação no Grammy Latino de 2017. Mas foi a partir do lançamento do single “Malamente”, para seu segundo álbum El Mal Querer (lançado no dia 2 de novembro), que a empolgação em torno da artista começou a explodir além das fronteiras da Espanha.

Este ano ela concorre em cinco categorias do Grammy Latino, sendo a segunda artista mais indicada desta edição. E isto porque as nomeações foram reveladas antes do lançamento de El Mal Querer, ou seja, apenas o single “Malamente” estava elegível para este ano. Rosalía disputará o prêmio de Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance Urbana, Melhor Canção Alternativa e Melhor Clipe (formato curto) por uma canção sensualmente pop e altamente viciante, que cola perfeitamente com o estilo urbano e descomprometido da cantora, que brinca como ninguém com o novo e o velho.

O videoclipe de “Malamente” acumula mais de 31 milhões de visualizações no YouTube até o momento. É uma ótima introdução para Rosalía e seu som, com palmas de inspiração flamenca sobre uma batida eletrônica cativante e uma mistura de vocais assombrosos e palavra falada; seu canto e aplausos são intercalados em vários pontos com uma repetição repetida da palavra “mira”.

Ela recentemente abordou o significado pessoal e cultural dos temas visuais do vídeo de “Malamente”, como a “tourada” da motocicleta – um assunto polêmico na Espanha, já que as touradas foram proibidas na Catalunha em 2010 e posteriormente derrubadas pelo governo espanhol em 2016 por “herança cultural”.

.
Seu objetivo era que o vídeo refletisse elementos tradicionais e modernos de sua cultura espanhola. O diretor Nico Mendez traduziu em imagens questão da música tradição, mas também a experimentação com o som atual da música eletrônica. Então, por um lado, tem esse lado clássico e, por outro, essa visão atual e transgressora. “Eu disse a Nico que queria fazer um vídeo que tivesse a ver com a iconografia espanhola, com todas as imagens que compõem nossa cultura”, disse em entrevista à Billboard.

O ímpeto que a estrela em ascensão construiu em apenas um ano nos mercados de língua espanhola e inglesa é bastante impressionante. Rosalía vem conquistando um grupo diversificado e crescente de fãs de música, incluindo outros músicos como Pharrell Williams, J Balvin, James Blake e Dua Lipa. O futuro parece brilhante para a jovem e inovadora cantora que vem reescrevendo a cartilha de uma popstar global.

A 19ª edição 2018 do Grammy Latino acontece nesta quinta-feira, 15 de novembro, das 23h às 2h (horário de Brasília), no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.

Escrito por Daiv Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Léo Santana lança clipe de “Solinho da Rabeta” com a banda Pegadeira; assista!

Ashley Tisdale estreia clipe de “Voices In My Head”