‘A Lenda de Candyman‘ estreou no topo do ranking de bilheterias do cinema norte-americano, se tornando o primeiro filme dirigido por uma mulher negra a alcançar essa posição. A produção dirigida por Nia DaCosta arrecadou U$ 20,4 milhões neste final de semana, de acordo com o Deadline. Ela também co-escreveu o roteiro com Jordan Peele e Win Rosenfeld.
‘Candyman’ é também a segunda maior bilheteria para uma diretora negra, ficando atrás apenas do recorde de Ava DuVernay e o filme ‘Uma Dobra no Tempo’, produção da Disney que garantiu o segundo lugar com uma bilheteria de U$ 33,1 milhões. Na ocasião, o filme concorreu com ‘Pantera Negra’ que arrecadou U$ 40,8 milhões. DuVernay também foi a primeira diretora negra a comandar uma produção de mais de U$ 100 milhões de um grande estúdio hollywoodiano.
Confira as cinco primeiras estreias de filmes nas bilheterias norte-americanas por diretoras negras:
- Uma Dobra no Tempo (U$ 33,1 milhões).
- A Lenda de Candyman (U$ 20,4 milhões).
- A Chefinha (U$ 15,4 milhões) – Tina Gordon.
- A Fotografia (U$ 12,1 milhões) – Stella Meghie.
- Queen & Slim (U$ 11,89 milhões) – Melina Matsoukas.
Nia DaCosta estreou com o longa-metragem ‘Passando dos Limites’, estrelado por Tessa Thompson e Lily James. O filme abordou questões do mundo real como o acesso a cuidados de saúde, pobreza e injustiça criminal através da história de suas irmãs afastadas e que precisam trabalhar fora da lei para melhorar de vida. A produção lançada em 2019 estreou com uma pontuação de 96% no Rotten Tomatoes.
Atualmente, ela está se dedicando a sequência do filme ‘Capitão Marvel 2’, sendo também a primeira mulher negra a dirigir um filme da Marvel Studios. O projeto deve ser lançado no dia 11 de novembro de 2022 e será estrelado por Brie Larson, Teyonah Parris e Iman Vellani.
Leia mais: